PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE ABRIL DE 2019

A sociedade precisa de vocês, diz Kawai sobre escoteiros


Câmara realizou, nesta sexta-feira (26), reunião solene do Dia do Escoteiro, a partir de iniciativa do parlamentar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (1 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (2 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (3 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (4 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (5 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (6 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (7 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (8 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (9 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (10 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (11 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (12 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (13 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (14 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (15 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (16 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 (17 de 17) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução





Inspirado pelo “santo guerreiro”, São Jorge, o escotismo enaltece a lealdade, a honra e a presteza ao próximo, com respeito e responsabilidade. Patriótico, semeia princípios em crianças e jovens com o objetivo de torna-los adultos conscientes do papel social. No Brasil, são cerca de 100 mil. Na cidade, cinco grupos representam o legado de Robert Baden-Powell, fundador do movimento. Pela atuação desta comunidade, o Dia do Escoteiro foi celebrado nesta sexta-feira (26), na Câmara de Vereadores de Piracicaba. 

“A sociedade precisa de vocês. Precisamos de árvores que deem bons frutos, para que se fortaleça a ética e o bem comum”, disse Pedro Kawai, aos homenageados de cada um dos grupos do Município. “Agradeço os familiares, que lutam para formar os filhos em uma linha ética; os voluntários, que dão mostra de que temos um mundo e um País melhor pela frente; e os homenageados, que são a referência deste movimento neste ano”, disse. 

A reunião solene foi instituída pelo projeto de decreto legislativo 1/2011, do ex-vereador José Pedro Leite da Silva, mas há seis anos foi assumido por Pedro Kawai, que, para solicitar o evento de 2019, apresentou o requerimento 79/2019, aprovado em reunião ordinária no último dia 31 de janeiro.

O escotista Paulo Campos relatou parte da história do movimento em Piracicaba, que teve um período até os anos 1930, mas que foi retomado e, continuamente, é exercido desde 1969. “Os jovens ficaram empolgados com a descida do homem na Lua, então o primeiro grupo chamou-se Apollo 11 (em referência à nave pousada no satélite natural da Terra)”, lembrou.

Ele lembrou de figuras como Elias Sallum e Enéas Salati, “pessoas que se preocupavam com os nossos jovens”, disse. Embora o grupo Apollo 11 não continuou, foi uma experiência que contribuiu para instituir na cidade o movimento, de onde surgiu dois grupos, Tamandaré e Piracicaba. 

Silvia Regina da Silva Coelho, comissária do 23º Distrito Escoteiro Abaeté Piracicaba, enalteceu o aspecto educativo do movimento. “É uma educação não-forma, uma maneira de educar para a vida por meio de conhecimento, habilidades e atitudes, convertendo os jovens em cidadãos ativos e que ajudem a construir um mundo melhor a partir de atividades variadas”, explicou. 

Chefe de instrução do Tiro de Guerra (02-028), o subtenente Wolmer Luiz de Oliveira Santos lembrou que, quando criança, desejava se tornar escoteiro, por conta do contato que tinha com o movimento quando vivia em uma vila militar com a família. “Preserva valores de disciplina, companheirismo, camaradagem, o que também reflete valores da nossa instituição, o Exército”, disse. 

HOMENAGEADOS – Foram homenageados cinco integrantes de cada um dos grupos de escoteiros da cidade.

Do Grupo Tamandaré, Alice Lima Brandi recebeu a homenagem do vereador Kawai, da presidente Lia Scarpari e do subtenente Wolmer. O escotista Kim Nehering foi escolhido para parabenizar a colega. “Eu me lembro que, logo no começo dela no grupo, a primeira atividade externa, ela participou e se deu super bem, voltou e começou a empenhar, aprendendo, brincando e interagindo. Você se desenvolveu e cresceu no movimento”, disse.

Yasmin Lourenço da Conceição, do Trentino-Tirolez, recebeu a homenagem do vereador Kawai, do presidente do grupo, Milton Pedro Escabar e do instrutor do TG 02-028, 1º-sargento João Marcos Oliveira Veiga. “A Yasmin foi a primeira menina no grupo e marcou presença. Eu espero que, com essa homenagem, você possa se fortalecer ainda mais e que você possa ser exemplo para que outros jovens sigam os seus passos”, disse Escabar.

Pelo Grupo Piracicaba 165, o homenageado foi Fabrício Toledo, que recebeu o quadro do vereador Kawai, do chefe de instrução do TG 02-028, Wolmer, e do presidente do grupo, Ismael Santos.

“Vou falar do meu monitor Fabrício, que se destacou como pessoa, amigo e monitor. Quando chegou, ele era um menino muito tímido, mas ao passar do tempo, foi se transformando e, com confiança e empenho, foi se destacando na tropa escoteira e na Sênior”, disse o escotista Paulo Roberto de Carvalho.

Tainá Lucas Albieri foi homenageada pelo Grupo São Mário. Recebeu o quadro do vereador Kawai, do presidente do grupo, Daniel Ricardo Tomé, e do escotista Paulo Campos. Como orador, seu pai, Gilberto Albieri, destacou o empenho da filha no movimento. “Entrou como lobinha, não se adaptou, parou de ir, mas quando fui convidado a ir no aniversário de 30 anos do São Mário, ela teve vontade de voltar e, desde então, foi só sucesso”, disse.

Kelly Fernanda Cardoso Rodrigues foi homenageada pelo gruop João Batista, do Distrito de Ártemis). Recebeu o quadro do vereador Kawai, do presidente Gustavo Signoretti e do instrutor Veiga. 

“Quando ela chegou no nosso ramo, na passagem chorou muito, ficou triste, com medo do ramo escoteiro, mas rapidamente já começou a se mostrar forte, líder, sempre pensando nos amigos, ajudando a chefia, trazendo novos jovens, primos e amigos”, disse o escotista Rogério Lima Bonfim.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Homenagem Pedro Kawai

Notícias relacionadas