22 DE NOVEMBRO DE 2024
Homenagem marca trajetória de Fábio Cardoso Monteiro na rádio Rádio Educativa FM
A moção 103/2024, de aplausos à Rádio Educativa FM, na figura do radialista Fábio Cardoso Monteiro, em comemoração aos 75 anos do programa musical “Pelos Caminhos da Saudade”, foi entregue na noite desta quinta-feira (21), durante a 71ª Reunião Ordinária de 2024.
A iniciativa da homenagem é do presidente da Câmara, Wagner Oliveira (PSD), o Wagnão. “Para mim é um motivo de orgulho. Eu também sou radialista e tenho meu DRT. A gente trabalha na Rádio Educadora aos domingos. E olha a importância de uma rádio na cidade em que a gente mora. Era, na época, PRD-6 quando iniciou esse programa”, declarou.
O vereador destacou que, depois de muitos anos, o homenageado reativou o programa e tem levado alegria a todos os lares piracicabanos, a lares de cidades de todo o Brasil e até internacionalmente. “Quero agradecer aqui o trabalho que você tem feito para manter viva essa cultura na cidade de Piracicaba. Além de apresentar o programa, você é um grande seresteiro, que ali você mata a cobra e mostra o pau”, declarou.
“Só tenho realmente a agradecer à Prefeitura Municipal e à Câmara de vereadores por esta oportunidade. Nosso muito obrigado mesmo”, agradeceu o homenageado, Fábio Cardoso Monteiro.
O vereador Pedro Kawai (PSDB) destacou que a moção é "merecidíssima", ressaltando a história do homenageado com a seresta na cidade. Segundo Kawai, essa trajetória "não é só profissional, é uma história de amor e carinho pela cultura, pela seresta e pelos que passaram".
A vereadora Rai de Almeida (PT) também destacou a relevância de Fábio Cardoso Monteiro. “Ele é o grande criador do projeto Seresta, que, por muitos anos, durante o governo de José Machado, fez história. Foi algo inédito para nós, para a cidade de Piracicaba”, destacou.
O vereador Paulo Camolesi (PSB) parabenizou o homenageado. “Fabinho, parabéns pela homenagem. Você mora no coração. Parabéns!”.
Rádio - O programa radiofônico “Pelos Caminhos da Saudade” foi criado em 1949 por Arthêmio de Lello, então com 13 anos, e transmitido inicialmente pela Rádio PRD-6. Com meia hora de duração, conquistou popularidade e passou a ser transmitido diariamente.
Após o afastamento de Arthêmio nos anos 1960, Manoel Lopes Alarcón assumiu o programa até 1991, seguido por Alícia Nascimento e Geraldo Nunes, que conduziu a atração até 2000.
Após três anos fora do ar, o programa retornou em 2003 na Rádio Educativa FM, graças à parceria de Arthêmio com Fábio Cardoso Monteiro e Bene Galter.
Hoje apresentado por Fábio Monteiro, músico e pesquisador cultural, o programa preserva e divulga a cultura da seresta, incluindo músicas de grandes nomes como Francisco Alves, Carlos Galhardo e Dolores Duran. Além de educativo, com informações sobre canções e seus compositores, o programa alcança ouvintes no Brasil e no exterior, mantendo viva a memória musical e o espírito cultural de Piracicaba.