18 DE NOVEMBRO DE 2024
Moradores dos bairros Jardim Abaeté e Potiguar já registraram várias reclamações sobre as constantes situações de extravasamento de esgoto
Audiência pública será nesta terça-feira (19), as partir das 19 horas, e será transmitida pela TV Câmara Piracicaba e redes sociais
A Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta terça-feira (19), a partir das 19 horas, audiência pública para debater a situação de extravasamentos de esgoto nos bairros Jardim Abaeté e Potiguar. O debate será realizado no Plenário Francisco Antônio Coelho, em atendimento ao requerimento nº 845/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).
Foram convocados para prestar esclarecimentos sobre o tema o presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), Raul Emilio Adamoli de Morais, o secretário de Habitação e Gestão Territorial, Paulo Ângelo Frias, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ronaldo Delfini Cançado, além de representante da Empresa Mirante. Foram convidados o prefeito Luciano Almeida (PP) e também representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
De acordo com o requerimento, moradores dos bairros Jardim Abaeté e Potiguar já registraram várias reclamações sobre as constantes situações de extravasamento de esgoto e relataram sobre a situação precária na rotatória existente na avenida Cássio Paschoal Padovani e na rua Amsterdam que, nos dias de muita chuva, apresenta escoamento ineficiente.
“O PV (poço de visitas) existente nesse ponto, quando extravasa, desagua todo na canaleta de água pluvial e vai para o córrego próximo daquela localidade”, descreveu o vereador, no requerimento. Os moradores vêm enfrentando problemas relacionados ao esgoto pois, quando chove muito, o PV transborda e todo o esgoto vai direto para o córrego, contaminando desde a nascente até desaguar o rio Piracicaba”.
A audiência pública é aberta à participação da população. A entrada é pela rua Alferes José Caetano, 834, centro. A atividade também será transmitida ao vivo pela TV Câmara Piracicaba (canais 11.3 da TV aberta digital, 4 da Net/Claro e 9 da Vivo); e, também, por meio do YouTube e Facebook da Câmara.