PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE MARÇO DE 2024

Voto de congratulações exalta dedicação de professora pela música


Homenagem conferida por André Bandeira evidencia o reconhecimento da Câmara pela carreira profissional de Maria Helena Mütschele Fischer na formação de jovens e adultos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Voto de congratulações exalta dedicação de professora pela música

Voto de congratulações exalta dedicação de professora pela música
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Voto de congratulações exalta dedicação de professora pela música

Voto de congratulações exalta dedicação de professora pela música
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Voto de congratulações exalta dedicação de professora pela música



Requerimento 1099/2023, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB) confere voto de congratulações à Maria Helena Mütschele Fischer em reconhecimento à sua vida, dedicada à música. A entrega da honraria aconteceu ontem (7), em frente ao Memorial Prudente de Morais, hall de entrada do salão nobre da Câmara.

O vereador André Bandeira falou da alegria e satisfação em que a Câmara Municipal, por intermédio do requerimento de congratulações presta uma homenagem à professora Maria Helena, pelo seu exemplo de vida e dedicação à música, na formação de jovens e adultos. Amigos e familiares compareceram no ato solene. Maria Helena agradeceu a iniciativa de André Bandeira, além dos demais vereadores na concessão da honraria.

TRAJETÓRIA - em cinco de setembro de 1945, nasceu Maria Helena Mütschele Fischer, filha de Amadeu Coelho Fischer e Helena Mütschele Fischer. Ela realizou o Curso Primário, atualmente fundamental, no Grupo Escolar Dr. João Conceição, tendo como professoras, no primeiro ano, Hortênsia Lordello Olitta; no segundo ano, Clarice Lordello; no terceiro, Olivia Gil; e no quarto, Ida Bandiera Colombelli. Sempre participou ativamente das festas escolares, recitando poemas ou entoando canções no coral.

Concomitantemente, estudou piano desde os quatro anos de idade com a professora Chiquita Arruda, participando de numerosas audições em Piracicaba e em outras cidades, como Campinas, Tietê, Santa Bárbara D’Oeste, São Paulo e Rio de Janeiro, além de concursos na capital paulista.

O Ginásio, atualmente da 5ª à 8ª série, foi frequentado no Colégio Nossa Senhora da Assunção, onde também cursou o Curso Normal, sempre participando ativamente das atividades musicais. Em 1964, formou-se em piano pelo Conservatório de Campinas e já iniciou sua carreira como educadora musical no Conservatório de Piracicaba, além de lecionar a alunos particulares. Concluiu a faculdade de Serviço Social em Piracicaba. Em 1968, casou-se com Mozart Benedito Sabino Dutra, com quem teve três filhos.

Com a mudança para São Paulo, afastou-se do cenário musical de Piracicaba. De 1968 a 1974, trabalhou como assistente social na Santa Casa de São Paulo. Em 1974, retornou a Piracicaba, retomando suas atividades musicais, inicialmente com alunos particulares, e em 1975, começou a dar aulas de música no Colégio Nossa Senhora da Assunção, permanecendo até 1985.

De 1983 a 1996, foi professora de música no Colégio Anglo Cidade Alta. Em 1982, foi convidada a trabalhar na Escola de Música Maestro Ernst Mahle como auxiliar de iniciação musical, onde atua, até hoje, como professora de piano e flauta doce. Ao longo de toda sua trajetória, dedicou-se incessantemente ao campo musical, procurando promover a música como elemento agregador, fonte de prazer, interação, descoberta de potencial, liberdade, criatividade, individualidade e sociabilidade.

Além de sua atuação como professora de piano e flauta doce, desempenha o papel de professora de teoria musical para jovens e adultos e de iniciação musical na Escola de Música. É integrante do Conjunto de Flautas Doce "Inspiratto" e da Orquestra de Câmara da instituição.

"Em sua notável carreira, Maria Helena Mütschele Fischer deixou uma marca indelével, enriquecendo a vida de muitos através da música", concluiu o vereador André Bandeira no requerimento de congratulações.

 

 

 

 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Homenagem André Bandeira

Notícias relacionadas