23 DE ABRIL DE 2024
Homenagem celebra história e contribuição da Garapa para o cenário cultural da cidade
A Associação Cultural Arte, conhecida popularmente como Garapa, foi homenageada com uma moção de aplausos pelos 20 anos de fundação. A entrega da moção foi realizada na noite desta segunda-feira (22), durante a 22ª Reunião Ordinária de 2024.
A iniciativa da moção foi da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A cidade é sua”. “Para nós, do Mandato Coletivo, composto por mim, pelo Pablo Carajol e pelo Jhoão Scarpa, que aqui estão, é uma honra, uma felicidade trazer essa homenagem a vocês. Nós temos a cultura como uma das principais bandeiras do nosso mandato, e não poderíamos deixar de homenagear a vocês”, elogiou Silvia Morales.
A moção de aplausos foi recebida pela coordenadora do Garapa, Jennifer Garcia. “Esse reconhecimento é um tributo ao ardo e resistente trabalho da Associação Cultural Arte e eu gostaria de expressar a nossa sincera gratidão a todos os envolvidos, desde os membros fundadores até os integrantes atuais que dedicaram seu tempo e esforço para tornar essa missão realidade” agradeceu.
A coordenadora do Garapa destacou o papel crucial desempenhado por José Antônio da Silva, conhecido como Chapéu, como o verdadeiro pilar da associação e na formação de artistas na cena piracicabana. Ela também reconheceu a importância de todos os membros fundadores e atuais da associação, bem como a parceiros e grupos locais.
Garapa - Com o objetivo de produzir, divulgar, promover a cultura e representar juridicamente os associados, a associação propicia o desenvolvimento de projetos de caráter cultural e realiza parcerias com o intuito de obter recursos para as atividades. Ao longo dos anos, tem possibilitado a realização de atividades artísticas na cidade de Piracicaba e região.
Em 2003 e 2004, apoiou a realização do projeto “Plantando Sonhos”, do Grupo Andaime de Teatro, desenvolvido junto a três escolas de ensino fundamental, em parceria com a Prefeitura Municipal de Piracicaba. Nesse mesmo ano, apoiou a realização do projeto “Lugar Onde o Peixe Para” do Grupo Andaime, contemplado com o edital 2007 do PAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura.
Nos anos de 2010 a 2012, consolidou o Ponto de Cultura Garapa. Entre os anos de 2013 a 2021 foram contemplados em vários editais como o “Edital Cultura 2014” do MinC (Ministério da Cultura), com o Projeto “As Patacoadas de Cornélio Pires”; Edital ProAC (Programa de Ação Cultural) Circulação de Espetáculos infantis com o Projeto “Circuito do Coração” e Lei Aldir Blanc, com o Prêmio por Histórico de Realização em Teatro.