11 DE ABRIL DE 2022
Vários parlamentares subscreveram o PL 80/22, protocolado pelo vereador Ary Pedroso Jr (Solidariedade), que dispõe sobre a reposição e compensação dos dias de greve
Primeira reunião legislativa presencial do ano foi marcada por debates sobre a greve do funcionalismo municipal
A primeira reunião legislativa presencial da Câmara Municipal de Piracicaba este ano foi marcada pela discussão do movimento pela reposição salarial dos servidores públicos municipais. O tema foi abordado por vários vereadores, durante a 10ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (11).
Os vereadores Cássio Luiz, o “Fala Pira” (PL), Rai de Almeida (PT), Acácio Godoy (PP), que presidiu a sessão, Silvia Morales (PV), do mandato Coletivo “A cidade é sua”, Zezinho Pereira (União Brasil), Pedro Kawai (PSDB), Thiago Ribeiro (PSC), Ary Pedroso Jr (Solidariedade) e Paulo Campos (Podemos) pediram o uso da palavra para manifestar apoio aos servidores.
O tema foi abordado na Tribuna Popular pelo dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba, José Osmir Bertazzoni. Vários parlamentares também manifestaram interesse em subscrever o projeto de lei 80/22, de iniciativa do vereador Ary Pedroso Jr. (Solidariedade), que deu entrada na Câmara nesta segunda-feira (11) e dispõe sobre a reposição e compensação dos dias de greve dos servidores estatutários e celetistas do município de Piracicaba.
A 10ª reunião ordinária também contou com o debate de outros temas, como “A necessária ‘Tarifa Zero’ para os ônibus urbanos de Piracicaba", pelo orador Wilson Trindade, também inscrito na Tribuna Popular. Além disso, a sessão foi suspensa por 30 minutos em atendimento ao requerimento 207/22, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), para discussão sobre o Dia Internacional da Doença de Parkinson e a importância sobre a conscientização, com a participação das integrantes da Colibri - Associação Brasil Parkinson Núcleo Piracicaba, Silvia Rigoldi Simões e Maria Lúcia Pianelli Sant’Anna.
Proposituras aprovadas - Foram aprovadas 35 proposituras, das quais dois projetos de decreto legislativo em redação final – criação do Fórum Permanente de Cidadania e concessão de título de cidadão; mais dois projetos de decreto legislativo em discussão única, que tratam de títulos de cidadão. Já o projeto de decreto legislativo 55/21, que institui o título “Amigo da Saúde de Piracicaba”, recebeu emenda e saiu da pauta.
Foram aprovadas ainda 13 moções, todas de aplausos, com exceção de uma, que trata de apelo ao Tribunal de Justiça a respeito da falta de juízes no Fórum de Piracicaba; oito requerimentos, que tratam de obras de infraestrutura urbana, construção de banheiros públicos, corte de mato, reparo em muro e falta d´água, além de dois requerimentos de congratulações. Também foram aprovados outros dois requerimentos em regime de urgência – um de congratulações ao Esporte Clube Vera Cruz e outro que solicita a realização de solenidade em alusão ao Dia da Lembrança.
Em segunda discussão, foram aprovados mais sete projetos de lei de denominação de espaços públicos e um projeto de lei em primeira discussão, de autoria da vereadora Sílvia Morales, que trata da instituição e inclusão da “Semana Municipal da Criatividade e Inovação” no calendário municipal de eventos.
As sessões da Câmara podem ser acompanhadas, ao vivo, a partir das 19h30, pela TV Câmara (nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra), no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube) e pela Rádio Câmara Web. A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.