PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE JULHO DE 2023

Vereadora é palestrante em evento sobre equidade de gênero na Acipi


Silvia Morales falou sobre violência política de gênero e o trabalho da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, participou como uma das palestrantes do evento "Todas as vozes importam: juntos pela equidade de gênero", promovido pela Caixa Econômica Federal no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

De acordo com o superintendente-executivo de varejo do banco, Gustavo de Mattos Eburneo, a iniciativa alcançou seu objetivo de provocar reflexão sobre as relações de poder, não somente entre homens e mulheres, mas também outras formas de desigualdade e discriminação quanto aos demais grupos minoritários, como a comunidade LGBTQI+, as pessoas com deficiência, a população negra e os idosos.

"A participação dos palestrantes convidados e de toda a equipe da Caixa nas interações e discussões enriqueceram ainda mais esse importante momento de debate e reflexão não só na busca da evolução profissional, mas também fundamental na evolução de cada um de nós como humanos", disse Gustavo.

O evento, realizado na última quinta-feira (13), teve palestras sobre equidade de gênero ao longo de todo o dia, ministradas por Silvia Morales, pela assistente de varejo da Caixa, Camila de Oliveira Pereira, pela advogada Luana Bruzasco e pelo psicanalista Hélio Hintze. O ciclo foi organizado também pela gerente de rede varejo, Roberta Ferraz Marquezin, e pela gerente de carteira pessoa física, Maria Aparecida Dias Pinatti, e teve a mediação do assistente sênior Cerep-CN rede de pessoas, Claudio José Junior.

A vereadora falou sobre violência política de gênero, chamando a atenção para os baixos índices de representatividade da mulher na política, bem como as dificuldades enfrentadas no ambiente institucional, citando os casos do assassinato de Marielle Franco, então vereadora no Rio de Janeiro, e de outras vítimas desse tipo de violência.

Além disso, Silvia Morales expôs as iniciativas da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Piracicaba, do mandato coletivo A Cidade é Sua e também de mandatos anteriores "que representaram grandes avanços na luta pela equidade de gênero no Poder Legislativo municipal".

Nas palestras seguintes, foram apresentados princípios básicos de equidade de gênero, a fim de instruir os colaboradores da Caixa no conhecimento intrínseco ao tema e no questionamento de seus próprios conceitos prévios e atitudes. "Os funcionários participaram ativamente do debate, que se revelou muito enriquecedor para todos os envolvidos", destacou a vereadora.

Luana Bruzasco, idealizadora do projeto "Diálogos para Equidade", explicou sobre a importância da construção de um espaço de trabalho menos desigual para as mulheres. A advogada conduziu a roda de conversa "Mulheres e inovações no mundo do trabalho", trazendo conceitos históricos, dados sobre as questões de trabalho e renda no Brasil e conceitos como divisão sexual do trabalho e organização social do cuidado.

Hélio Hintze promoveu com o público presente o exercício que ele chamou de "desnaturalização do machismo estrutural a partir da linguagem", pelo qual, partindo de exemplos coletados nas falas anteriores, o psicanalista procurou mostrar as formas de construção do machismo no cotidiano, em especial a partir da análise da linguagem diária. Ele apontou que palavras, expressões, ideias, sentimentos e pensamentos que reforçam a estrutura machista são justamente a chave para a transformação social a partir de uma educação crítica e transformadora.

"Foi uma honra ser convidada para palestrar nesse evento tão importante, já que a Caixa Econômica Federal é a instituição que gerencia os recursos para programas sociais do governo. Ainda mais nesse momento em que a Caixa tem uma presidenta, Rita Serrano, que é a quarta mulher presidenta em 162 anos de Caixa e é, inclusive, minha conterrânea de Santo André. Parabenizo os organizadores e demais palestrantes pela iniciativa, pois precisamos avançar cada vez mais nesse assunto", agradeceu a vereadora.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Mulher Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas