PIRACICABA, SÁBADO, 11 DE JANEIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

08 DE FEVEREIRO DE 2023

Vereadora discute o interesse histórico de reservatório


Vereadora Silvia Morales participou de reunião na Semac, nesta terça (7), para discutir possibilidade de tombamento histórico do reservatório de água da XV de Novembro



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Reunião aconteceu nesta terça-feira (7), na Semac

Reunião aconteceu nesta terça-feira (7), na Semac
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Reunião aconteceu nesta terça-feira (7), na Semac

Reunião aconteceu nesta terça-feira (7), na Semac
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução

Reunião aconteceu nesta terça-feira (7), na Semac

Reunião aconteceu nesta terça-feira (7), na Semac
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução

Reunião aconteceu nesta terça-feira (7), na Semac



A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua!”, esteve nesta terça-feira (07) na Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), reunida com o Secretário Carlos Beltrame, com a Assessora de Projetos Especiais de Gabinete, Rose Massarutto e com os arquitetos Marcelo Guidotti e Marcelo Cachione, a fim de discutir a iniciativa de um processo de tombamento do reservatório de água do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) localizado na Rua XV de Novembro.

Considerando a grande repercussão e interesse da população quando da abertura do reservatório localizado na rua Macheral Deodoro para visitação, e considerando que existem mais dois reservatórios construídos nos mesmos moldes, sendo um deles o Museu da Água e o outro que se encontra desativado há anos, e tem um potencial histórico, cultural, arquitetônico e turístico que pode vir a ser explorado, a vereadora defendeu o reconhecimento desse patrimônio histórico através do tombamento.

O arquiteto e diretor do departamento de patrimônio histórico, Marcelo Calcione, esclareceu que o primeiro passo é oficiar o Codepac (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural), para que, após deliberação do Conselho, dê início ao processo de tombamento.

Para iniciar tal projeto o Mandato Coletivo conta com o arquiteto Marcelo Guidotti, que se dispôs a participar de forma voluntária, colaborando com a instrução técnica do processo de tombamento, se assim deliberar o Codepac.

“Piracicaba tem um enorme potencial turístico e nós, enquanto Poder Público, devemos prezar pela proteção dos patrimônios históricos e culturais, abrindo também para a população a possibilidade de acesso e visitação de obras especiais, com grande valor histórico e arquitetônico”, disse Silvia Morales, que também é engenheira civil. Ela acrescentou “para a engenharia, nada é perdido, podendo ser recuperada eventual estrutura que possa apresentar algum risco à segurança do local”.

Marcelo Cachione, estudioso da área, destacou que esses reservatórios foram construídos na década de 1880, em um sistema construtivo baseado na arquitetura industrial italiana. Ele relembrou, ainda, que Piracicaba foi uma das 3 cidades pioneiras no Brasil no abastecimento de água, o que demonstra a importância desses reservatórios, inclusive a nível nacional.

Os representantes do Poder Executivo presentes na reunião acharam interessante a iniciativa, e disseram que buscarão dar à matéria o devido encaminhamento.



Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Cultura Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas