
06 DE FEVEREIRO DE 2025
Silvia Morales reuniu-se com a gerência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo nesta quarta-feira
A vereadora Silvia Morales e o gerente da Cetesb em Piracicaba, Evandro Fischer
Motivada por demandas e queixas recebidas por munícipes sobre poluição ambiental, a vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, esteve em reunião nesta quarta-feira (5) com Evandro Fischer, gerente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) em Piracicaba —o órgão estadual é responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades causadoras de impactos ambientais.
A mortandade de peixes ocorrida em julho de 2024 no Rio Piracicaba foi um dos temas abordados na reunião. O gerente da Cetesb destacou que a usina suspeita pelo acidente está sem atividades produtivas devido à suspensão da sua Licença de Operação, o que corresponde à sanção administrativa aplicada na época, e que o processo judicial continua em andamento.
Outro tema discutido na reunião foi em relação ao sistema antigranizo existente em uma empresa situada na região do bairro Santa Rosa e do Parque Tecnológico, demanda que partiu de reclamação de munícipes. O representante da Cetesb esteve no local para verificar e o órgão estadual produziu laudo comprovando o baixo nível do ruído, além de mencionar que este equipamento não interfere no regime de chuvas, apenas impede a formação de granizos.
Sobre as queixas da população a respeito do ruído de uma destilaria de álcool no município, a Cetesb informou que foram solicitadas adaptações na caldeira para a diminuição dos ruídos e que a empresa está se adequando e realinhando o cronograma de ações.
Um outro potencial problema apresentado pela vereadora foi o odor proveniente de frigoríficos localizados em Santa Teresinha. Segundo a Cetesb, tais estabelecimentos já realizam ações de tratamento de efluentes e agora estão se adaptando em relação à integração da coleta à rede pública, o que vem sendo acompanhado pelo órgão estadual.
Na mesma região, Silvia Morales repassou outra reclamação recebida com relação ao odor gerado por uma empresa de lubrificantes, sobre o qual a Cetesb informou que tem feito acompanhamento e fiscalização mais intensiva.
"A reunião permitiu compreender melhor alguns processos produtivos de atividades econômicas desenvolvidas em Piracicaba, identificar os potenciais e reais impactos ambientais e entender as ações de fiscalização empregadas pelo órgão competente, bem como saber as ações executadas para melhorar o controle da poluição", comentou Silvia Morales.
Os temas discutidos em reunião também já foram abordados em indicações de autoria da vereadora, como as de número 2.054/2024, 537/2025 e 538/2025.