05 DE NOVEMBRO DE 2021
Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), contou que já morou em favela, foi despejado e ficou na rua
Vereador Paraná (Cidadania)
O vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania) falou sobre o sofrimento daqueles que moram em favelas, durante a 42ª reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira (4). Ele se solidarizou e parabenizou os que vivem nessas moradias, porque e contou que também já morou em uma favela.
Paraná contou que, em 1993, foi despejado. "Fui morar em uma rua em Indaiatuba. Foram nove viaturas da polícia militar, um caminhão da prefeitura, com 12 a 15 funcionários. Eu ainda tive a oportunidade de convidar um policial para tomar um café, foi muito triste para mim. Ninguém vai morar em uma favela, sem esgoto, sem água, porque quer. Vai por falta de emprego e condições", afirmou. Ele acrescentou que tudo o que o Executivo tem feito é muito pouco para eles.
A vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, afirmou antigamente a política era de remoção das famílias das favelas e hoje é de regularização fundiária. "Foram muitos avanços nos últimos anos. A regularização fundiária é importante, é um direito. As remoções são muito dolorosas", concluiu.
ÔNIBUS - Paraná também falou que no bairro Santa Isabel. "Os moradores estão reclamando que foram retirados os ônibus antes da pandemia e não retornaram até hoje. Tinha ônibus às 5h da manhã e a pessoa que entra às 8h tem que ir neste ônibus. No Pau D’Alhinho também estão aguardando o retorno dos ônibus", afirmou.
O vereador Anilton Rissato (Patriota) afirmou que também tem recebido reclamações sobre retirada de alguns horários de ônibus, devido à pandemia. "As indústrias voltaram a funcionar e os trabalhadores precisam da condução e também já houve o retorno às aulas. As crianças precisam das linhas de ônibus. Eu acho que falta um pouco de planejamento, devido ao retorno do trabalho e ao retorno das aulas", afirmou.
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) afirmou que o problema de ônibus é recorrente. "Teve uma conquista no Mário Dedini, tinha uma linha de ônibus que foi suspensa e há poucos dias foi reativada. Agradeço a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) por ter essa sensibilidade", afirmou.
Paraná também reclamou da qualidade da operação tapa-buracos na rodovia Piracicaba-Anhembi e sobre o impedimento da realização de um fazer um brechó social.
Confira a fala completa do parlamentar no vídeo anexo.