
26 DE ABRIL DE 2019
O vereador utilizou a Tribuna na 22ª reunião ordinária
Vereador foi o terceiro orador da 22ª reunião ordinária
O vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) ocupou a Tribuna na 22ª reunião ordinária desta quinta-feira (25) para criticar a falta de manutenção, pelo Executivo, de vias e áreas públicas de Piracicaba. Segundo o parlamentar, não há programação de gestão, não há gestão sobre daqueles que estão sendo pagos e muito bem pagos.
Trevisan Jr. citou o projeto de lei complementar 1/2019, que altera dispositivos da lei complementar 178/2006. De acordo com o vereador, que apresentou emendas para a retirada do projeto da pauta da ordem do dia, o projeto determina que a população realize os serviços de capinagem e retirada de mato e entulho de guias e sarjetas, os quais, segundo ele, são obrigações da prefeitura.
“Com aumento de IPTU, nos três anos, agora vem para você, proprietários de casas, a obrigação de limpar e carpir guias e sarjetas. Você está pagando IPTU, como uma obrigação do órgão público passa a ser sua? ” questionou Trevisan Jr. De acordo ele, o projeto representa o “início de uma jurisprudência”.
Trevisan Jr. criticou a cobrança de valores altos de IPTU para pessoas que possuem imóveis em locais próximos a grandes loteamentos particulares. “Aí vai a prefeitura, tabela e joga ele fora porque ele não vai ter condição de pagar um IPTU nesse valor” comentou.
O vereador falou sobre a especulação imobiliária que, segundo ele, começou em 2004 e, atualmente, provoca a estipulação de valores exorbitantes para o aluguel de casas e o acúmulo de imóveis. “Está aí o retrocesso que se criou com o apoio da gestão Barjas Negri” afirmou.
O parlamentar também falou sobre a Comissão de Estudos do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e reforçou as 30 perguntas que levantou para pontuar as falas de funcionários do Semae, que segundo ele, apresentaram um "problema gravíssimo".
Trevisan Jr. também criticou a falta de manutenção em buracos em vias da cidade, que, segundo ele, também representam “o abandono da cidade".