PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE JUNHO DE 2019

Trevisan homenageará Escola Estadual Professor João Alves


Vereador enaltece desenvolvimento de projetos e os 123 anos de fundação



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Escola possibilita a fundamentação de políticas públicas para a convivência social.



A Câmara entregará a moção de aplausos 105/2019 à equipe gestora da Escola Estadual Professor João Alves de Almeida, localizada na comunidade rural de Tanquinho, pelos 123 anos de fundação. De autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), a propositura foi aprovada nesta segunda-feira (10), na 35ª reunião ordinária.

A escola foi fundada em 1896. O atual prédio que abriga a unidade foi inaugurado em 1955. Atualmente, a escola conta com 105 alunos, matriculados nos ensinos fundamental e médio. A instituição atende os alunos residentes nos bairros Tanquinho, Vila Nova, Capuava, Água Santa, Godinho, Vila Breda, Colônia da Estação, Tamandupá, Parque São Jorge, além de inúmeros sítios e colônias localizadas na região.

"Atualmente, a escola vem desenvolvendo importantes atividades curriculares e extracurriculares, visando garantir a excelência no ensino aos alunos residentes na zona rural, o que demostra uma escola totalmente ativa e comprometida com a qualidade da educação. Os resultados estão sendo comprovados nos avanços do Saresp e Idesp, ambos a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que foram conquistados nos últimos três anos pela unidade escolar", diz o vereador, na justificativa da moção.

Trevisan também destaca que a escola possibilita a fundamentação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento de atitudes e comportamentos compatíveis à construção de uma atitude cidadã voltada para a harmonia e a convivência social. "Assegurando na escola, inclusive aos finais de semana, oportunidades de vivência de ações construídas a partir da educação, cultura, esportes, meio ambiente e trabalho", diz ele.

Dentre os inúmeros projetos desenvolvidos pela escola, destaque para o “Salvando o Guamium”, premiado em novembro de 2018 pelo programa Educatrilha na Escola. O projeto visa realizar o desassoreamento e desobstrução do ribeirão Guamium (trecho de 2 km), além de viabilizar a recuperação e preservação de 14 nascentes já identificadas, como também, o plantio de árvores, visando a recuperação e preservação da mata ciliar do ribeirão Guamium.

As turmas de ACD (Atividades Curriculares Desportivas) possibilitam aos alunos conhecimentos técnicos e o interesse em praticar novas modalidades esportivas. Na modalidade de handebol, os times da escola conquistaram o título de primeiro lugar nos Jogos Escolares do Governo do Estado de São Paulo, nas edições de 2018 e 2019.

O Sesc (Serviço Social do Comércio) escolheu a escola para sediar a visita do ex-jogador da Seleção Brasileira de Handebol Marcão, em setembro de 2018. 

Recentemente, a imprensa local divulgou o primeiro mutirão de limpeza realizado por alunos, ex-alunos, voluntários, colaboradores e moradores, e a revitalização da horta com a construção de canteiros, aplicação de adubo e o plantio de 600 mudas de hortaliças.

A escola é utilizada também pela comunidade como opção de lazer e prática de atividades físicas, oferecendo aos jovens e adolescentes aulas de futsal três vezes por semana com um professor de educação física voluntário, além de disponibilizar um campo de vôlei de areia e duas mesas de ping-pong ao ar livre.

A moção de aplausos será entregue à diretora da unidade, Kátia Nogueira de Azevedo Bedran, com cópias ao dirigente regional de ensino, Fábio Augusto Negreiros.



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas