PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

26 DE JULHO DE 2018

Transmissões ao vivo das reuniões da Câmara terão intérprete de Libras


Previsão é que a funcionalidade esteja disponível ainda no mês de agosto pela TV Câmara



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Lucas Machado Salvar imagem em alta resolução

Felipe Marchiori é o diretor do Departamento da TV Legislativa






A partir do segundo semestre, as reuniões ordinárias e extraordinárias da Câmara de Vereadores de Piracicaba contarão com uma novidade nas transmissões ao vivo pela TV Câmara: a inclusão de um intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A Casa de Leis concluiu nesta quinta-feira (26) a licitação para contratação do serviço e a previsão é que ainda no mês de agosto o profissional da área atue às segundas-feiras e quintas-feiras, a partir das 19h30, quando ocorrem os trabalhos legislativos.

Para o oferecimento do serviço, a Câmara iniciou o processo de adequação de uma sala no terceiro andar do prédio principal, onde o profissional atuará durante as reuniões. Felipe Marchiori, diretor do Departamento da TV Legislativa, explica que a Casa já possui todos os equipamentos necessários para o processo. Ele acredita que ainda no mês de agosto os ajustes estruturais da sala sejam concluídos, assim como os aspectos técnicos ligados à transmissão ao vivo. "A nossa preocupação é que o intérprete esteja em um ambiente adequado, sem interferências de ruídos, para que possa se concentrar na atividade da melhor forma possível", informa Marchiori.

Assim que os ajustes estiverem concluídos, a TV Câmara adotará o sistema Picture-in-Picture (PiP), recurso que sobrepõe uma pequena janela nas transmissões, no canto inferior da tela. Haverá ainda um monitor com a imagem do intérprete posicionado no Plenário Francisco Antônio Coelho, para que as pessoas surdas que estiverem na Casa possam acompanhar as sessões.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PTB), a contratação de um profissional especializado em Libras faz parte da filosofia de trabalho da atual Mesa Diretora, em ampliar a transparência do processo legislativo e o de ampliar a acessibilidade na Casa de Leis. "Iremos implantar, em caráter experimental, a tradução em Libras nas reuniões ordinárias e extraordinárias, mas a nossa intenção é que possamos estender o serviço para as demais transmissões da TV Câmara", informou.

LICITAÇÃO -- A licitação 22/2018, do tipo menor preço mensal, ocorreu na manhã desta quinta-feira (26), na sala de reuniões do segundo andar do prédio anexo (rua São José, 547, Centro). Segundo a ata da sessão pública, o contrato será firmado com Thiago Henrique Laubstein Faria, que acompanhará todas as reuniões ordinárias e extraordinárias (em média 10 por mês).

Criada em 3 de março de 1999, a TV Câmara pode ser sintonizada nos canais 60.4 em sinal digital, e 8 da Net, 9 da Vivo ou por meio do site da Câmara e dos canais oficiais do Legislativo no Facebook e no Youtube.

Considerada a segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais é está prevista em lei. Possui todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática, sintaxe, entre outros elementos.

(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara".)

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  Emerson Pigosso - MTB 36.356
Reportagem de TV:  Marcelo Bandeira - MTB 33.121
Edição de TV:  Emerson Pigosso - MTB 36.356


Câmara

Notícias relacionadas