PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE DEZEMBRO DE 2018

Tozão homenageia eletricista com denominação de via


Uma história de trabalho, conduta ilibada e amor à família impulsionou a iniciativa do vereador



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura é de autoria do parlamentar



A via com início na rua José Pinto de Almeida, seguindo até encontrar o Lote 149, da Quadra 22, do Setor 5, no loteamento Cidade Jardim (Vila Júlia), no bairro Cidade Jardim, passa a se chamar rua Edgard Mantellatto, Cidadão Prestante. A mudança foi aprovada na 73ª reunião ordinária de quinta-feira (6), por meio do projeto de lei 253/18, de autoria do vereador Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB).

Edgard Mantellatto era filho de Sylvio Mantellato e Zusma Mantellatto. Nasceu no dia 21 de agosto de 1936, em Piracicaba. Morou, quando criança, em casa da rua Tiradentes, ao lado da atual Biblioteca Municipal. Posteriormente, se mudou para a rua Bom Jesus, no bairro dos Alemães.

Aprendeu desde cedo o ofício de eletricista, profissão na qual trabalhou arduamente e com muito sucesso por toda a vida. Reconhecido pela qualidade de seu trabalho, prestou serviços para importantes empresas da cidade, dentre elas Dedini e Mausa. Além disso, criou e administrou o próprio negócio, a empresa Enrolamentos de Motores Piracicaba, que por muitos anos funcionou na rua Bernardino de Campos.

Segundo Tozão, a dedicação e esmero aplicados nas infindáveis horas de trabalho, aliados ao seu grande talento, foram recompensados pela estabilidade e conforto que seu Edgard pôde proporcionar e garantir para si e sua família. Em 17 de janeiro de 1965 casou-se com a professora Anna de Almeida Ferreira Mantellatto, esposa e amor de sua vida. Dessa união nasceram suas duas filhas, Ediane Maria e Ana Paula, e com sua família se mudou alguns anos mais tarde para a casa da rua Santos Dumont.

O homenageado era conhecido por ser uma pessoa de excelente caráter e dono de um coração muito bondoso, sempre prestativo e disposto a fazer o que fosse possível para ajudar quem precisasse. Por esse motivo, sempre foi muito admirado e querido por todos em seu convívio, especialmente familiares e amigos mais próximos, os quais muito estimava.

Apreciava a boa música, sendo comum que seus vinis do Nelson Gonçalves embalassem os almoços de domingo em sua casa. Gostava também de se dedicar a cuidar das plantas do jardim e quintal da sua casa, especialmente das orquídeas, uma de suas paixões. Era também apaixonado pela leitura e pelo conhecimento, passando horas na companhia de seus livros e enciclopédias.                                                              

Sua paixão maior, porém, foi certamente a família, à qual se dedicou a vida toda sem nunca medir esforços. Sua personalidade, caráter e coração fizeram de Seu Edgard, além do filho carinhoso e motivo de orgulho para seus pais, o marido companheiro, atencioso e dedicado à esposa com quem construiu e viveu uma relação de amor e harmonia inabaláveis.             

Para suas duas filhas, além do exemplo de conduta, foi uma fonte inesgotável de amor, alegria e apoio incondicional, tanto nos bons como nos maus momentos, os quais sempre era capaz de amenizar através da ternura, leveza e acolhimento que lhe eram peculiares.

O único neto que conheceu herdou seu nome e foi, segundo ele, o filho que demorou para chegar. Foi o avô companheiro, piadista e contador de histórias que com sua alegria e carinho sempre presentes, proporcionou ao neto uma infância mais feliz e cheia de boas lembranças.                                                                                                      

Dedicou-se incansavelmente a cuidar de sua amada esposa adoecida, nunca deixando de lado o amor, a dedicação e a compreensão de sempre, até que veio a falecer repentinamente, em 5 de abril de 1997, com 60 anos de idade.                            

Por fim, o vereador relata que sua partida inesperada e prematura deixou a todos, família e amigos, uma imensa saudade e vazio que perduram até hoje. Além de saudades, porém, permanece na memória de todos, em especial das filhas e neto, a bonita recordação da admirável e cativante pessoa que foi.

 



Texto:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas