15 DE MAIO DE 2017
"Dia do Profissional de Assistência Social" e "Semana Municipal do Serviço Social" foram celebrados em cerimônia promovida por Pedro Kawai.
Rodrigo de Lima Albino, representando Aparecida Albino, e Adaltiva Alves Gama receberam a homenagem
O "Dia do Profissional de Assistência Social", celebrado nesta segunda-feira (15), e a "Semana Municipal do Serviço Social" foram comemorados na Câmara em reunião solene promovida pelo vereador Pedro Kawai (PSDB). A cerimônia ocorreu no salão nobre e recebeu autoridades e representantes para as homenagens.
Compuseram a mesa diretiva Kawai; a assistente social Rosimeire Bueno Jorge, representando o prefeito Barjas Negri (PSDB) e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes; o policial militar Osmar Luiz Giacon Santa Rosa, representando o 10º BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior); João Manoel dos Santos, presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba); a assistente social do Serviço de Avaliação e Controle, Maria Elisa Botene Usberti, representando o secretário municipal de Saúde, Pedro Antonio de Mello; a administradora da Santa Casa, Vanda Petean, representando o provedor da entidade, João Orlando Pavão; e Regiane Aparecida Silva Gomes, representando o presidente do Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura) da Paróquia São José.
A cerimônia homenageou duas profissionais da assistência social: Adaltiva Alves Gama e, em memória, Aparecida Lizânia de Lima Albino.
Adaltiva nasceu em 1962, em Acaçuaí (MG). Já em Piracicaba, graduou-se em Serviço Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada. Em 1997, foi contratada para o cargo de assistente social após cobrir uma funcionária em licença-maternidade na Santa Casa, onde trabalha desde 1990.
Fez parte de várias comissões no hospital, além de projetos sociais como o "Coração Fraterno", que ajuda na recuperação de pacientes que realizam mastectomia, e o "Amigo Solidário", campanha de arrecadação de roupas para funcionários.
Adaltiva fez pós-graduação em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto. Em 2016, foi promovida a coordenadora do Departamento de Serviço Social ––ela também trabalha Plantão Administrativo nos finais de semana.
Nascida em 1961, Aparecida concluiu em 1996 o curso de Assistente Social nas Faculdades Integradas Maria Imaculada. Seu primeiro trabalho na área foi no Cesac da Paróquia São José. Tempo depois, assumiu a presidência da central de gestantes na entidade de assistência social Mariana.
Também trabalhou na Província dos Capuchinhos de São Paulo antes de voltar ao Cesac, atuou como conselheira titular no CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e foi presidente do Conselho da Assistência Social. Aparecida morreu em 2016, aos 54 anos.
RECONHECIMENTO - Ao usar a palavra, durante a solenidade, a assistente social Rosimeire Bueno Jorge agradeceu a iniciativa em reconhecer a categoria. "Gostaria de parabenizar todos os profissionais. Sabemos que eles estão presentes em todos os lugares", argumentou. Rosimeire parabenizou Adaltiva pelo trabalho de quase 20 anos na Santa Casa, "sempre buscando a viabilização da população aos profissionais da saúde".
Quanto a Aparecida, Rosimeire contou ter estudado com ela na faculdade, período em que a homenageada já mostrava empenho com os serviços sociais. Rosimeire citou também que Aparecida sempre falava das mudanças nas vertentes à frente da profissão. "Nós não somos neutros. Temos um lado: o lado da população esquecida, dos necessitados", comentou.
Autor da solenidade, Kawai destacou que é importante reconhecer o assistente social, que trabalha "entre a emoção e a razão", cuidando de idosos em situação de risco e crianças privadas de seus direitos. "É uma profissão delicada, que exige nosso respeito", disse. O vereador parabenizou Adaltiva por seus 20 anos de dedicação na saúde e citou que Aparecida foi uma das pessoas mais importantes em sua vida pública. "Ela me ensinou o que é pensar no próximo e nos mostrou o que é ser humano", finalizou.
Diplomas de reconhecimento de mérito foram entregues a Adaltiva e a Rodrigo de Lima Albino, filho de Aparecida.
Adaltiva reconheceu a atenção das autoridades à profissão e agradeceu à Santa Casa a oportunidade de fazer "o que mais ama na vida: cuidar de pessoas". "Não são todos os dias que somos reconhecidas por um trabalho que é feito com aptidão e amor e que tem grande importância na vida das pessoas. Nossa missão e satisfação é acolher e orientar os necessitados", afirmou.