
26 DE OUTUBRO DE 2018
Requerimento do vereador Matheus Erler foi aprovado nesta quinta-feira, na 64ª reunião ordinária
O SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) receberá o Voto de Congratulações pelos 59 anos de fundação. A homenagem deu-se por meio do requerimento 544/2018, de autoria do vereador Matheus Antonio Erler (PTB), aprovado nesta quinta-feira (25), durante a 64ª reunião ordinária.
Com o objetivo de dar suporte à categoria, em 22 de outubro de 1959, Gelson Aparecido Diniz, liderando um grupo de bancários do Bradesco, criou a Associação dos Bancários de Piracicaba.
Em 1961, a associação passou a ser sindicato, tendo a permanência do primeiro presidente, Mário José de Lima Dantas, até 1964 —ano que a instituição sofreu intervenção do regime militar. Em 1965, Diocleciano Villar, do Banco do Brasil, assumiu a entidade até 1967, passando a Presidência à Francisco Antonio Toledo, quem exerceu o cargo ate 1976, quando Villar voltou a ser presidente, até 1986.
A partir deste ano, José Antonio Fernandes Paiva, que havia atuado na entidade como diretor, assumiu. "Ele impôs um novo ritmo ao sindicato, que passou a ser mais forte e atuante na sociedade e também no movimento sindical brasileiro", afirmou Erler. "Ele defendeu os interesses da categoria e dos trabalhadores em geral, participando e liderando a classe em inúmeras greves, manifestações e movimentos importantes da história do país", declarou.
Ainda em justificativa, o vereador destaca que o SindBan participou ativamente na construção de uma sociedade mais justa e também esteve presente em todos acontecimentos da categoria, como na Executiva Nacional dos Bancários, Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul e no Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi).
"O SindBan é referência de luta, transparência, democracia e seriedade, não só para os bancários, mas para a sociedade de Piracicaba e região", ressaltou.