13 DE ABRIL DE 2022
Reunião solene alusiva ao Dia Mundial do Escoteiro, proposta neste ano pelo vereador Pedro Kawai, destaca papel educacional do movimento em Piracicaba
Cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba destaca trabalho do movimento escotista Piracicabano
Com trajes característicos, insígnias, lenços e bandeiras, crianças, jovens e adultos participaram na noite desta quarta-feira (13), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges” da Câmara Municipal de Piracicaba, de uma reunião solene alusiva ao Dia Mundial do Escoteiro, celebrado anualmente em 23 de abril.
A data é uma homenagem a São Jorge, o santo guerreiro, símbolo de bravura, padroeiro do movimento escotista, fundado na Inglaterra, em 1907, pelo general Robert Stephenson Smyth Baden-Powell.
Segundo vídeo produzido pela União dos Escoteiros do Brasil e exibido durante a solenidade, o escotismo é o maior movimento educacional de jovens do Brasil e do mundo, com cerca de 50 milhões de praticantes: “todas as unidades escoteiras tem o mesmo propósito: contribuir para que o jovem assuma o seu próprio desenvolvimento, fortaleça o seu caráter e desenvolva suas potencialidades ao máximo, sejam elas físicas, intelectuais, sociais, afetivas ou espirituais. A ideia central é educar para formar cidadãos responsáveis, participantes ativos e úteis em suas comunidades”, traz a produção audiovisual.
Na Câmara Municipal de Piracicaba, a solenidade em homenagem ao Dia Mundial do Escoteiro acontece desde 2011, e foi instituída por meio do decreto legislativo 06/2011.
A cerimônia, há alguns anos, é realizada a pedido do vereador Pedro Kawai (PSDB), e tradicionalmente homenageia praticantes de destaque dentro do movimento. No entanto, devido à pandemia, em 2020 e 2021 as solenidades precisaram ser suspensas: “não é de hoje que a Casa faz essa solenidade de reconhecimento. Normalmente, nela se faz a escolha dos escoteiros e “lobinhos” que se destacam ao longo do ano, mas, por conta da pandemia, as atividades estavam on-line e não houve essa eleição. Então, nós optamos neste ano, nesta retomada, por fazer uma homenagem mais ampla, direcionada aos diversos grupos de escoteiros existentes em Piracicaba”, explica o parlamentar.
Durante a homenagem, quadros alusivos às comemorações do Dia do Escoteiro foram entregues a representantes do Grupo de Escoteiros Tamandaré, do Grupo de Escoteiros da Cidade de Piracicaba e do Grupo de Escoteiros São Mário, que foram reconhecidos por seu trabalho e trajetória de décadas com crianças, jovens e adultos.
“Com o escotismo eu tive a oportunidade de desenvolver várias habilidades pessoais. O escotismo é isso, um movimento voltado para jovens e que nos ensina valores e respeito, independentemente de raça, cultura e religião. Nosso lema é sempre alerta, que significa estar sempre atento para ajudar ao próximo em toda e qualquer ocasião”, diz Miguel Godtsfriedt da Silva, de 11 anos, que subiu ao púlpito para falar em nome dos membros juvenis dos escoteiros do Brasil.
Destaque educacional e volta à natureza- Segundo Edison Benato, Comissário do 23º Distrito Abaeté e que representou na solenidade a União dos Escoteiros do Brasil, “nestes dois últimos anos a Escoteiros do Brasil esteve entre as cem melhores ONGs do país, e em 2021 recebeu o prêmio de destaque na categoria de educação, sendo escolhida como a melhor”.
Agora, segundo o comissário, é hora de retomar as atividades ao ar livre, uma das características marcantes do movimento.
O movimento de retomada das atividades na natureza é também aguardado pelo escotista veterano Paulo Campos, que fala com orgulho de sua trajetória e do amadurecimento do movimento em piracicabano desde a década de 1970: “Piracicaba precisa dos escoteiros e os escoteiros precisam do movimento. Sou muito grato pelo que o escotismo me deu. Aprendi que a gente tem que ser humilde e altruísta. Acredito que agora, com o fim da pandemia, nós poderemos voltar a fazer aquele escotismo agitado, pois escoteiro é igual formiga carpinteira, um bicho agitado que vive em meio à natureza”.
“Foram 2 anos tristes de perdas, e a nossa esperança está no novo, e as crianças são o novo. São elas quem vão decidir que rumo o meio ambiente vai tomar, que rumos a educação no nosso país vai tomar, e é por isso que tenho orgulho de fazer parte do movimento escoteiro, pois o movimento escoteiro traz para nós essa alegria e essa responsabilidade da retomada, do recomeço”, conclui Pedro Kawai.
O vídeo completo da reunião solene pode ser visto no canto superior esquerdo da tela.