
04 DE DEZEMBRO DE 2018
Protagonistas contam sobre suas dificuldades no dia a dia e o impacto que tiveram ao adquirir a deficiência ao longo de suas vidas.
Neto Guidotti desenvolveu a palestra "Vida Inclusiva", após sofrer a amputação
Sem a inclusão social, não há garantias para os cuidados com os deficientes físicos. É dessa forma que o segundo episódio da série da semana alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência trará essas pessoas para apresentar suas dificuldades no dia a dia, limitações e também compartilhar o que as emociona e as faz feliz. O intuito é mostrar que esse cenário deve e pode ser mudado. O episódio, de aproximadamente 5 minutos, será postado nesta terça-feira (4) na página da Câmara no Facebook.
O vereador e criador do Fórum Municipal Permanente da Pessoa com Deficiência, André Bandeira (PSDB), Neto Guidotti e Washington Marques são os protagonistas dessa vez. Eles contam suas histórias, relatam como foi adquirir a deficiência ao longo da vida, os impactos e como lidam com isso. Os personagens falam também sobre a importância do projeto e da inclusão social.
A série conta com a participação do professor de educação física Daniel Mizuhira, treinador do time de basquete de cadeiras de rodas da AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba). Ele relata como funciona o esporte para os deficientes e como eles conseguem realizar o trabalho em equipe. A fisioterapeuta Carolina Conde também compartilha sua jornada e se emociona ao explicar por que decidiu trabalhar com deficientes físicos, relembrando a época em que ainda integrava a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Produção – Produzido e idealizado pelos estagiários de jornalismo Débora Bontorim, Fernanda Rizzi, Lucas Lima e Thaís Passos, do Departamento de Comunicação, sob a supervisão da diretora Valéria Rodrigues, os vídeos têm a captação e edição de imagens feita pelo estagiário de cinema e audiovisual Thales Medeiros, com apoio do cinegrafista da Casa, Gustavo Annunciato, e da estagiária de vídeo Nathalia Zambrim, da TV Câmara.
Os vídeos tiveram o apoio das entidades Avistar, AAPP (Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba) e contam com a tradução em Libras feita pelo estagiário da Rádio Câmara Web, Jorge Ribeiro.
A série #PiraInclusiva segue até a próxima terça-feira (11). Nesta quarta-feira (5), será veiculado o episódio sobre deficientes intelectuais; na segunda-feira (10), sobre deficientes auditivos; e o último vídeo (de terça-feira, 11) da série trará os avanços e desafios em acessibilidade na opinião de entrevistados, bem como a atuação da Câmara de Vereadores de Piracicaba em relação ao tema.
Assista ao vídeo completo pelo Youtube do Departamento de Comunicação da Câmara.