PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE OUTUBRO DE 2015

Samu Piracicaba atua acima da média nacional, diz diretor


Orival Macruz apresentou atuação do serviço na cidade durante a reunião ordinária de quinta-feira (8)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O médico Orival Macruz, diretor-coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em Piracicaba, apresentou detalhes do funcionamento do órgão durante a reunião ordinária de quinta-feira (8) na Câmara de Vereadores de Piracicaba. “É um programa nacional, com padrão de atuação, definido por inúmeros protocolos”, disse. 

Em Piracicaba, fica na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2000, no bairro Paulista, e atende pelo telefone 192 e pela central de regulação de leitos de urgência. A frota, atualmente, é composta por seis viaturas básicas, “acima da média nacional, que é de ter uma a cada 100 mil habitantes”, observa Macruz, ao lembrar que Piracicaba tem 400 mil habitantes. 

“A gente roda durante o dia, das 6h às 19 horas, seis unidades básicas com um motorista-socorrista e uma unidade de suporte avançado, que inclui ainda médico e enfermeira", relata. Das 19h à meia-noite, são cinco unidades básicas e uma UTI avançada. E da meia-noite até às 6h, com quatro básicas e uma unidade de suporte avançada. 

A maior parte do serviço é custeada pelo município de Piracicaba (85%) e o restante (15%) com verba da União. O custo mensal é de R$ 750 mil.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo

Notícias relacionadas