PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 22 DE JANEIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

08 DE NOVEMBRO DE 2024

Reunião Pública vai debater água e saneamento público


Debate contará com a presença do presidente da Funasa, Alexandre Motta, no dia 26 de novembro, às 14 horas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Rai de Almeida (PT) destacou que tema tem sido recorrente na Casa






A Câmara Municipal de Piracicaba autorizou a realização de uma reunião pública para discutir o tema “Água e Saneamento Público”, no próximo dia 26 de novembro, às 14 horas, no Plenário da Casa, com a participação do presidente da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Alexandre Motta. O debate será realizado a partir da aprovação do requerimento nº 1.114/2024, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), na 67ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (7). O documento altera a data da reunião, que estava inicialmente marcada para o dia 12 de novembro.

De acordo com o requerimento, o órgão do governo federal para promoção da saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental, a Funasa atua em todo o país, com ações como o controle da qualidade da água, a educação em saúde ambiental, a avaliação de sistemas de abastecimento de água e a construção de territórios saudáveis e sustentáveis.

É responsável por alocar recursos não onerosos para a universalização de sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos urbanos. "Alexandre Motta estará em Piracicaba e se dispôs a discutir sobre as questões que envolvem o tema da água, desde as mudanças climáticas, crises hídricas, bem como a distribuição e o acesso à água potável para as populações", destaca Rai de Almeida.

Estão convidados a participar da reunião pública o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), representantes da Ares-PCJ, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara, além de vereadores, integrantes do Movimento Salve a Boyes, da Oscip Pira 21, professores e alunos de cursos de gestão ambiental e engenharia ambiental.

Ao justificar o voto, Rai de Almeida salientou a presença do presidente da Funasa em Piracicaba. “Temos trazido esses problemas sobre a falta d´água nesta Casa e precisamos iniciar esse debate”, afirmou. Confira, no vídeo, a justificativa de voto da vereadora.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Imagens de TV:  TV Câmara


Parlamentar Rai de Almeida

Notícias relacionadas