28 DE JUNHO DE 2024
Integrantes do Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia se reuniram nesta sexta-feira (28), sob coordenação da vereadora Rai de Almeida
Reunião do Fórum pauta novas ações e avalia avanços de inovação
O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Piracicaba, sob a coordenação da vereadora Rai de Almeida (PT) realizou sua reunião mensal, na manhã desta sexta-feira (28), às 9h00, prédio anexo da Câmara, sala Walter Ferreira da Silva.
Na pauta dos trabalhos foram avaliados informes sobre reunião com o secretário de Educação, Bruno Roza, o diretor geral de Ensino, Fábio Negreiros e com a professora do Cena, Flávia Winck, com foco em programa municipal que envolve crianças no universo científico e da inovação. Além da justificativa de ausência de Flávio Castellari, que faria uma apresentação sobre o Parque Tecnológico de Piracicaba, sendo transferido para a próxima reunião do Fórum, no dia 30 de agosto.
A reunião também acolheu a apresentação da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP), por intermédio de Maurício Magossi, que destacou a importância da população em geral, além dos segmentos organizados a conhecer e melhor utilizar as estruturas e dependências que a entidade disponibiliza à sociedade.
Os integrantes do Fórum também recepcionaram a representante da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração, coordenada pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT/SP), Ana Carolina Davanço, que esteve acompanhada pelo professor Ricardo Pereira Trefiglio, no relato sobre a importância do estreitamento de laços com Piracicaba, ressaltando parceria com foco no desenvolvimento de políticas públicas pelo Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI) para apoio aos municípios, visando a união do trabalho dos diferentes segmentos do mercado, academia e dos ecossistemas de inovação na conversão de diretrizes para que as pesquisas, projetos, programas de inovação e os empregos gerados nessa área passem a beneficiar o povo paulista.
Os representantes da Frente também se propuseram a analisar a legislação e propor novas leis, que também possam contar com mais parceiros estratégicos, como a Universidade de São Paulo (USP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), entre outros. Além de sinalizar o lançamento do Observatório da Inovação e Ciência, no dia 15 agosto, bem como a realização da 5ª reunião da Frente Parlamentar Estadual, no dia 7 de agosto, no início de discussões sobre uma lei federal de inovação.
Ana Carolina ainda registrou um momento especial de sua apresentação, reservando três minutos para elogiar artigo da vereadora Rai de Almeida, publicado nos jornais locais: Conexões em Ciência, Tecnologia e Informação, onde a economista e assessora parlamentar fez questão de registrar satisfação em projeto que Piracicaba destina, em parceria com o Cena, no trabalhar a criança de 6 aos 10 anos, sob a ótica de que aos 16 anos este jovem já terá um diferencial substancial em sua formação dado ao estímulo científico e de inovação ainda em tenra idade.
A vereadora Rai encerrou o evento reafirmando a importância do levantamento de diagnóstico com a Frente, na criação do arcabouço político que possa garantir a nossa soberania nacional.
A reunião também contou com as explanações do presidente do Conselho Municipal de Ciência, Vitor Pires Vencovsky. A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua também esteve presente, além de seu assessor, Ayri Rando; Mônica Rossi (Cena/Usp), Rafael, Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia), Vagner Furlan, Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas), Guilherme Colette (Etec Deputado Ary Camargo Pedroso), Hérica Machado (Secretaria Municipal de Educação) e Pedro Chamochumbi (Pecege).