
14 DE SETEMBRO DE 2010
Só falta a colocação de um alambrado em volta do barraco do Frei Sigrist e a finalização do jardim, para a conclusão das obras de restauração da moradia do religios (...)
Só falta a colocação de um alambrado em volta do barraco do Frei Sigrist e a finalização do jardim, para a conclusão das obras de restauração da moradia do religioso. O assessor da vereadora Márcia Pacheco (PSDB), José Severo, esteve na tarde da última sexta-feira (10/09) visitando as obras de recuperação no Jardim Glória e afirmou que "a realização é uma antiga reivindicação da vereadora tucana que atendeu a pedidos da assistente social Rosemeire Aparecida de Oliveira e do líder comunitário Salvador de Souza (Dezinho)". A conclusão total dos trabalhos deve ocorrer nos próximos dias. O local que deverá abrigar os pertences do frei, deve ser transformado em um espaço cultural.
Para a recuperação do barraco foi feito o levantamento fotográfico interno e externo da moradia para a fiel recomposição; limpeza do entorno; corte de mato e higienização, pois o local está degradado e com muito cupim. De acordo com a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional), que realiza a restauração, toda a parte de madeiramento da moradia já está concluída.
Frei Erasmo Sigrist
Frei Francisco Erasmo Sigrist nasceu em Helvétia, Indaiatuba-SP, em 30 de maio de 1932. Exerceu 15 anos de ministério sacerdotal em Piracicaba. Depois de ordenado, em janeiro de 1984, foi para o convento e paróquia Sagrado Coração de Jesus, como vice-mestre de noviços e vigário paroquial.
Em janeiro de 1985 iniciou seu trabalho junto à Fraternidade Nossa Senhora da Glória, uma favela de Piracicaba, onde viveu em busca pela realização social e vida religiosa, até sua morte em 18 de outubro de 1998.
Na época em que Frei Sigrist iniciou sua peregrinação, a comunidade contava com 30 famílias, que atuavam na construção de suas casas por meio de mutirão, com verba que ele conseguiu junto a entidades suíças. Após sua morte, Frei Sigrist foi homenageado pela comunidade, com o seu nome na principal rua do bairro.
Fonte: PROCASP
Texto: Vitor Ribeiro MTb: 21.208
Fotos Digitais:Gustavo Annunciato MTb:58.557