PIRACICABA, SÁBADO, 23 DE NOVEMBRO DE 2024
Visita virtual acessível
Página inicial  /  Webmail

16 DE FEVEREIRO DE 2021

Requerimento busca detalhes da estrutura e dos serviços da Ambiental


Trevisan pergunta desde o número de caminhões da empresa até a porcentagem do lixo domiciliar que é reciclada.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento de Trevisan foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira






Uma série de perguntas relacionadas à estrutura e aos serviços realizados pela Piracicaba Ambiental compõe o requerimento 193/2021, do vereador Laércio Trevisan Junior (PL). Ele solicita que lhe sejam enviadas cópias do edital, do contrato e dos aditamentos firmados pelo município com a empresa; do contrato com a cooperativa do Reciclador Solidário; e dos contratos com as responsáveis pelo recolhimento e destino dados aos pneus, lâmpadas e equipamentos eletrônicos que ficam acondicionados em um barracão no ecoparque.

Trevisan pede que a Ambiental lhe informe a relação, ano a ano, dos seguintes números: colaboradores contratados pela empresa (com nome, função e horário de trabalho de cada um); caminhões usados para a coleta seletiva; caminhões compactadores de lixo; caminhões-pipa com água de reuso; varredeiras mecanizadas; e caçambas de 100 litros para deposição de lixo doméstico nos bairros mais afastados.

O vereador pergunta se a Ambiental vendeu algum de seus caminhões nos últimos anos, quantos caminhões existem hoje para a coleta de materiais recicláveis, qual é o total previsto em contrato e qual é a quantidade em circulação atualmente (com a programação de atendimento em cada bairro). Ele também quer saber qual é a programação das varredeiras mecanizadas (e os locais para onde são destacadas) e quantas atualmente estão em operação.

Trevisan indaga quais são os percentuais reciclados e aterrados em relação ao total de lixo domiciliar coletado e se é possível repassar o material reciclável excedente para outras cooperativas, "proporcionando maior geração de emprego e renda". "Se sim, quais providências poderão ser adotadas pela Sedema [Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente] viabilizando tal atendimento e, se não, quais os empecilhos?", pergunta o vereador.

No requerimento aprovado na 5ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (15), o parlamentar também faz questionamentos relacionados ao ecoparque localizado no km 128 da rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147): ele pergunta quantos colaboradores trabalham diretamente no local (com nome, função e horário de trabalho de cada um), se a usina de reciclagem está em operação, quantos biodigestores há e se eles estão "atualmente em perfeito funcionamento".

"Precisamos saber se isso funciona e se eles estão trabalhando lá dentro na questão do reciclável", reforçou Trevisan, ao discutir o requerimento.

"A Ambiental já vem com alguns problemas que foram tema de audiência pública, quando deixaram bem claro que estava funcionando a coleta seletiva e eu disse que não, que no meu bairro não estava passando a coleta seletiva, é cada vez num horário. A varrição de rua com o caminhão cadê? A Ambiental tem que cumprir o que está contratualizado", comentou Pedro Kawai (PSDB).

"O requerimento vai ser de fundamental importância, principalmente para Comissão de Meio Ambiente", acrescentou Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas