PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE DEZEMBRO DE 2018

Químico piracicabano dará nome a sistema de lazer na Nova Piracicaba


Projeto de lei de Wagnão foi aprovado na 73ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O sistema de lazer situado no cruzamento das ruas Professor Armando Bergamin com a Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Nova Piracicaba, receberá o nome de Eduardo Viccino, por meio do projeto de lei 208/2018 de autoria do vereador Wagner de Oliveira, o Wangão (PHS). A propositura foi aprovada nesta quinta-feira, 6, na 73ª reunião ordinária.

Eduardo Viccino nasceu em 8 de janeiro de 1929, em Piracicaba. Foi químico e se destacou pelos estudos, patenteando um processo para obtenção de ligas de aços especiais para fundicação de peças de pequeno porte — sua invenção teve repercussão nos jornais da cidade e em revistas da Alemanha.

Dedicou-se também ao estudo do latim, alemão, espanhol e inglês. Estudou matemática e aprimorou seu conhecimento em física e produção de materiais.

Nos processos de fundição normais, os aços especiais eram fundidos com a utlização de equipamentos de alto custo para a indústria metalúrgica. A partir do processo de Viccino, a obtenção de ligas de aços especiais com equipamentos de pouco investimento, no qual a sucata, materiais metálicos e óxidos no estado sólido eram submetidos a uma simples cuba de reação com chamas oxidantes por meio de maçaricos normais — processo que contribuiu para a economia do setor e fabricação de um produto de alta qualidade.

Aos 15 anos já trabalhava no DER (Departamento de Estrada e Rodagem). Nos horários vagos dedicava-se ao estudo científico, usando parte do tempo para estudar a metalurgia. Aos 72 anos se formou em informática, no Sindicato dos Metalúrgicos.

Faleceu em 10 de fevereiro de 2017, portador de Alzheimer.



Texto:  Lucas Lima
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Wagner Oliveira

Notícias relacionadas