10 DE DEZEMBRO DE 2024
Autor do projeto, Cássio Fala Pira lembrou casos em que estudantes são flagrados portando estiletes e facas nas escolas, transportados nas mochilas
Para Cássio Fala Pira, projeto vai garantir mais segurança nas escolas
A disponibilização de armários individuais para os alunos nas escolas públicas e privadas de Piracicaba foi aprovada pela Câmara Municipal na 76ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (9). É o que dispõe o projeto de lei nº 71/2023, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, aprovado em primeira discussão pelos vereadores com texto substitutivo da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação).
O projeto estabelece que os armários são destinados ao armazenamento de materiais escolares e deverão ter cadeados ou travas. A matéria ainda voltará ao Plenário para a segunda votação e, se aprovada, terá que ser regulamentada pelo Poder Executivo.
Cássio Fala Pira justifica, no projeto, que a iniciativa tem o objetivo de evitar que os alunos entrem nas escolas com mochilas. Ele citou casos em que estudantes estraram nas escolas com instrumentos que poderiam causar algum ferimento em colegas, professores e funcionários, como armas e facas. “Ainda, será uma forma de evitar problemas de saúde para os estudantes evitando que carreguem mais peso do que o adequado”, salientou, no texto.
Ao justificar voto, Cássio Fala Pira lembrou que a matéria tem o mesmo intuito de outra, também de sua autoria, que trata da instalação de detectores de metais nas escolas. Destacou casos em que estudantes são flagrados portando estiletes e facas nas escolas, transportados nas mochilas. “Vimos no Brasil e outros lugares a violência e a falta de segurança nas escolas, não apenas do município”, lembrou. “Este projeto é para trazer mais segurança para alunos e para profissionais que ali trabalham. Essa questão do armário é para que as crianças e jovens tenham um lugar certo na sala de aula para guardar suas mochilas”.
Confira, no vídeo, a justificativa de voto do vereador.