
30 DE AGOSTO DE 2023
Propositura em pauta nesta quinta (31) traz obrigatoriedade de vistorias técnicas periódicas para garantir sanidade estrutural nas chamadas "Obras de Arte Especiais"
As reuniões ordinárias da Câmara Municipal de Piracicaba acontecem às segundas e quintas-feiras no Plenário "Francisco Antonio Coelho"
A Câmara Municipal de Piracicaba deve apreciar em primeira discussão na noite desta quinta-feira (31), na 47ª Reunião Ordinária de 2023, projeto que busca garantir em lei que pontes, viadutos, túneis e passarelas da cidade devam passar, periodicamente, por vistorias técnicas que atestem sua sanidade estrutural.
De autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, o projeto de lei 54/2023, que segue com substitutivo da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), traz que a inspeção nas chamadas “Obras de Arte Especiais”, nome técnico dado às estruturas urbanas que têm como fim a transposição de obstáculos, deve acontecer a cada cinco anos e seguir a NBR 9452-2016, “que dispõe sobre o procedimento se inspeção de pontes, viadutos e passarelas de concreto, a qual evidencia a necessidade da análise periódica das obras, apontando inclusive sua periodicidade adequada”, de acordo com a justificativa do projeto.
Ainda na justificativa, Silvia Morales destaca que “as vistorias técnicas periódicas visam acompanhar o estado de conservação e detectar eventuais anomalias existentes ou que venham a surgir, dando subsídios em tempo hábil ao planejamento dos trabalhos de inspeções especiais, cuja função é diagnosticar de maneira mais precisa as patologias existentes, apresentando os tipos de terapias que as atividades de manutenção devem realizar”.
Delegacia de Defesa da Mulher - Outra propositura que deve ser analisada nesta quinta é o projeto de lei 143/2023, de autoria do Executivo, que busca adequar o memorial descritivo de um terreno a ser doado pela Prefeitura ao Estado de São Paulo para a futura implementação de uma Delegacia de Defesa da Mulher.
A propositura visa alterar a lei 9521/2020, que autoriza o Município a desincorporar da classe de bens de uso comum do povo e incorporar à classe de bens patrimoniais área de sua propriedade, no bairro Nova América, localizada entre a avenida Prof. Alberto Vollet Sachs e a rua Santa Catarina.
“A presente propositura é feita para alterar a descrição das áreas a serem desmembradas e doada ao Governo do Estado de São Paulo, visando o atendimento de nota de devolução nº 338.337 do Registro de Imóveis, que segue anexa para conhecimento dos Nobres Edis”, informa o Prefeito Luciano Almeida (PP) na justificativa do texto do projeto de lei.
Outras proposituras - Além dos projetos de lei mencionados, também figuram na Pauta da Ordem do Dia outros sete projetos de lei sobre denominações de vias públicas; três projetos de decreto legislativo que versam sobre homenagens e solenidades da Casa; um projeto de resolução que trata do ampliação do número de entregas de títulos honoríficos de “Cidadão Piracicabano" e "Piracicabanus Praeclarus”; quatro requerimentos que buscam informações junto ao Executivo sobre abastecimento de água (739/2023), remodelação viária (740/2023), evento a ser realizado no Parque do Engenho Central (741/2023) e serviços de varrição de ruas (742/2023); e um projeto de lei complementar, que trata da alteração de procedimentos em âmbito municipal relativos a sindicâncias e processos administrativos disciplinares.
Também volta à pauta da 47ª Reunião Ordinária, após não ter sido votado na sessão passada devido ao término do tempo regimental, o veto do Executivo ao projeto de lei 6/2023, de autoria de Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que “dispõe sobre a criação de áreas específicas e instalação de assentos especiais para pessoas obesas nos estabelecimentos destinados à alimentação, esporte, cultura e lazer no âmbito do Município”.
Tribuna Popular - Há dois oradores inscritos para discursarem na tribuna popular nesta quinta: José Antonio Fernandes Paiva para falar sobre o “Sindicato dos Bancários – Assistência e Participação Social” e Ubiratan Campos do Amaral, inscrito para discursar sobre o tema “28 de agosto: Dia nacional dos bancários. A origem e as conquistas”.
Também haverá suspensão do expediente para a entrega da moção de aplausos 54/2023, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), à Prof. Dra. Fernanda Ferreira de Oliveira pela publicação de seu livro “É O Caldeirão da Bruxa… Ela é Artista: Experiência Estética com a Arte na Educação Infantil”.
As reuniões ordinárias do Legislativo são transmitidas ao vivo pela TV Câmara Piracicaba nos canais 11.3 no sinal aberto digital, 4 da Claro/Net, 9 da Vivo e também pelas redes sociais da Casa. A partir das 20h os trabalhos legislativos também podem ser acompanhados pela Rádio Educativa FM, na frequência 105.9.