11 DE SETEMBRO DE 2018
Moções de aplausos foram entregues por Coronel Adriana em ato no Dia de Prevenção do Suicídio, anualmente lembrado em todo o mundo e, desde 2017, também no município.
Coronel Adriana homenageou policiais militares com moções de aplausos
Nesta segunda-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, a Câmara reconheceu a atuação de policiais militares que evitaram que pessoas tirassem a própria vida em dois casos recentes na cidade.
As homenagens foram concedidas, em ato solene na sala da Presidência, pela vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), autora do decreto legislativo 19/2017, que instituiu em Piracicaba o dia municipal para reflexão sobre o tema.
A moção de aplausos 56/2018 foi entregue ao tenente Daniel Antonio Cassano, ao sargento Renato Adriani Polegate, aos cabos Ricardo Franco de Camargo e Wagner Fernando Nepomuceno e ao soldado Jefferson Washington Bertinotti, que, em 3 de abril deste ano, evitaram que um homem, no Jardim Taiguara, atirasse contra si.
Já a moção de aplausos reconheceu a atuação da primeira-tenente Luciana Batista Telesca e dos soldados Luis Fernando Castilho e Diogo Camargo de Castro para que uma adolescente de 16 anos abandonasse a ideia de cometer suicídio, no último dia 8 de agosto.
"Vocês são heróis, porque salvaram a vida de duas pessoas, contribuindo para a redução das estatísticas de suicídio na cidade, cuja média, hoje, é maior do que a do Estado de São Paulo: 5,7 casos a cada grupo de 100 mil habitantes, contra 4,3. Então, ações como essas são extremamente valorosas para nós, como sociedade, e para a familia desses cidadãos", comentou Coronel Adriana.
"Em nome da equipe, agradeço esse reconhecimento, que é muito importante e nos estimula e valoriza bastante, já que estamos sempre à frente no policiamento, correndo os riscos que são inerentes à profissão. É o trabalho de toda uma equipe do batalhão, e não só a que está na rua", disse o tenente Cassano, que citou o conhecimento profissional e o material adequado como fatores que contribuíram para que se tivesse "sucesso numa ocorrência assim".
Emocionada, a primeira-tenente Luciana enalteceu o papel que Coronel Adriana, quando atuava na Polícia Militar, teve para que seguisse na carreira e agradeceu a homenagem que recebeu. "É o que nos motiva a trabalhar a cada dia", resumiu.
(Assista no player à reportagem veiculada pelo "Jornal da Câmara")