
15 DE MAIO DE 2025
Representantes dos hospitais da cidade foram agraciados com o os títulos de Profissional do Ano da Enfermagem
Dedicação dos profissionais da enfermagem foi lembrada durante a solenidade
A Câmara Municipal de Piracicaba promoveu, na última terça-feira (13), reunião solene em comemoração à Semana da Enfermagem e entrega dos títulos de Profissional do Ano da Enfermagem, com base no Decreto Legislativo nº 3/2002 e requerimento nº 128/2025, de autoria do vereador Ary Pedroso Jr. (PL).
Foram homenageados, na solenidade, os profissionais:
Daniela Marengo Santos de Menezes, da Policlínica Santa Terezinha
Elisane Machado Semensato, do Hospital Regional de Piracicaba
Flávia Cristina Camilo, do HapVida - São Francisco
Joyce Luana da Silva Santos, do Hospital Fornecedores de Cana
Tania Manarin, do Hospital Unimed de Piracicaba
Lusmira de Campos Barcelos Figueiredo Joaquim, da Santa Casa de Piracicaba
Wesley Batista de Campos, da UPA Piracicamirim
Ao presidir a solenidade, o vereador Ary Pedroso Jr. lembrou que há 28 anos promove a reunião solene em homenagem aos profissionais que representam a saúde da cidade. “Sem a enfermagem, o hospital não funciona. Quando o médico chega, já está tudo pronto e muitas vezes a enfermagem passa despercebida”, afirmou. “Tenho que agradecer como homem público porque a enfermagem cuida da saúde dos munícipes e agradeço como paciente que já fui. Quem de nós nunca precisou de um enfermeiro?”.
Também presente na mesa de honra da solenidade, o vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereador Rafael Boer (PRTB), disse que conhece de perto a importância do trabalho da enfermagem. “A enfermagem não trabalha por dinheiro, mas porque são pessoas que amam o que fazem. Têm a vocação para fazer o que fazem”, colocou. Já o vereador Fábio Silva (Republicanos) lembrou o acolhimento e o carinho proporcionado por esses profissionais. “A enfermagem é mais do que uma profissão, é uma vocação”, salientou.
O diretor de Promoção à Saúde da Unimed Piracicaba, José Rogério Nicola, comentou sobre a humanidade do trabalho da enfermagem, assim como o diretor administrativo da Unimed Piracicaba, Juliano Cesar Padovani, ao avaliar que trata-se de uma classe trabalhadora, dedicada e propensa a se dedicar ao cuidado do próximo.
A gerente de Assistência do Hospital Fornecedores de Cana, enfermeira Ana Cláudia Pixioline, falou sobre a importância do reconhecimento público à profissão. “O papel da enfermagem é reconhecido pela capacidade de compreender o ser humano, acolher e identificar-se com as expectativas de pacientes e familiares”, lembrou. Para a coordenadora da Maternidade da Santa Casa de Piracicaba, Janaína Felippe Higashi,a enfermagem é o compromisso com a excelência nos cuidados com os pacientes e com a saúde pública e salientou que a reunião solene representou o reconhecimento pelo trabalho e dedicação à saúde da comunidade.
Já o representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Piracicaba, José Osmir Bertazzoni, disse que sente o esforço da categoria no trabalho pela comunidade. "A enfermagem faz a aprender a ser humano, com o atendimento a pessoas que choram, que têm necessidades e precisam de atenção", colocou.
Em nome dos homenageados, Lusmira Joaquim comparou a enfermagem a uma arte. “Para que seja realizada, requer devoção excessiva e preparo rigoroso dos artistas, que somos nós. É uma obra que precisa de um pintor. Nós, enfermeiros, técnicos e auxiliares que executamos. É uma das mais belas artes, a arte de cuidar. Somo os principais artistas do cuidado”, finalizou.