
07 DE MAIO DE 2025
Instituição surgiu da iniciativa das famílias de Maria Cristina Guidotti, Eloisa Maranhão de Azevedo, Renato Ometto e Cleusa Aparecida Gobbo, que nasceram com deficiência
Reunião Solene celebrou os 60 anos de fundação do Centro de Reabilitação de Piracicaba
Os 60 anos de fundação do CRP (Centro de Reabilitação de Piracicaba) foram celebrados durante reunião solene realizada pela Câmara Municipal de Piracicaba nesta terça-feira (6), no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, por iniciativa do vereador Fábio Silva (Republicanos), em atendimento ao requerimento nº 83/2025, também assinado pelos vereadores Edson Bertaia (MDB) e André Bandeira (PSDB).
Na solenidade, foram homenageadas as fundadoras e administradoras da entidade, Hilda Pereira da Costa Gobbo, Odila Fuzetti Guidotti e Maria Helena de Almeida Guidotti, e também o ex-presidente da instituição, Raul Coury (in memorian). São pessoas que se destacaram desde a fundação do CRP, voltado para o tratamento de pessoas com deficiência.
Ao presidir a mesa de honra da reunião solene, o vereador Fábio Silva destacou que o CRP não é apenas exemplo de dedicação e amor ao próximo, mas também de inspiração e esperança para a cidade e região. “Há 60 anos, um grupo de pessoas uniu forças com um propósito nobre e urgente e deixam hoje um legado, uma história, uma sementinha no coração de cada um que passa pelo Centro de Reabilitação”, afirmou.
A solenidade também contou a presença da vereadora Rai de Almeida (PT), que ressaltou a importância do trabalho iniciado em 1965 para atendimento de pessoas que eram rejeitadas, discriminadas e excluídas da sociedade. “O CRP teve esse papel pioneiro de romper com a desumanidade e com a dificuldade de políticas públicas de trazer essas pessoas para a sociedade e incluir”, colocou. “O CRP existe não só para dar atendimento médico, fisioterapêutico, psicológico, mas também tem o papel de romper o preconceito com as pessoas que são diferentes”.
A mesa de honra também contou com a participação da primeira-dama de Piracicaba, Valkiria Callovi, que comentou sobre a importância do CRP não somente para Piracicaba, mas também para as cidades da região e colocou o Fundo Social de Solidariedade, do qual é presidente, à disposição da instituição.
Pessoas com deficiência – A secretária municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, lembrou que 13,5 mil pessoas com deficiência vivem em Piracicaba. “Começaram o CRP com um desejo de ajudar pessoas e hoje estão construindo uma história de sucesso a partir de várias políticas públicas que executam com excelência”, avaliou. Para o secretário executivo de Cidadania e Parcerias de Piracicaba, Adriano Camargo, os homenageados deixaram um legado para a cidade.
Já o presidente do CRP, Ricardo Maluf Chaim, lembrou a dedicação, esperança e transformação promovida pelos fundadores do CRP na cidade. “São famílias que tiveram a coragem, o amor e a esperança de criar uma entidade que mudaria vidas para sempre”, celebrou. “São pessoas diferenciadas, que nos mostraram que nada se faz sozinho, mas que a união, coragem e amor transformam o impossível em realidade”. O presidente da entidade também fez uma homenagem aos 150 colaboradores que atuam hoje na instituição e que “trabalham com o coração”.
Já a gerente executiva do Simespi, Valéria Rueda Elias Spers, colocou que o CRP tem sido referência no acolhimento, cuidado e transformação de vidas. “A comunidade piracicabana se orgulha de contar com uma instituição tão comprometida com o bem-estar coletivo”, afirmou.
Em nome dos homenageados, Hilda Gobbo se emocionou ao relatar como começou a história do CRP, quando quatro mães se uniram, em 1964, para buscar atendimento para os filhos com deficiência. “Começamos pedindo dinheiro na rua. A cidade inteira se movimentou, a gente viu o brilho de todo mundo que ajudou”, lembrou. “Nossos filhos precisavam de tratamento e batíamos a cabeça aqui e ali. E assim começamos e acertamos porque Piracicaba inteira nos ajudou e continua ajudando”.
A solenidade foi abrilhantada por uma apresentação musical do coral dos alunos do CRP e também com a presença da rainha da barraca holandesa, que vai representar a entidade na Festa das Nações, Manoela Pozar.
Confira a íntegra da reunião solene, no vídeo, nesta página.