PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MAIO DE 2017

Pedro Kawai participa de palestra sobre uso racional de medicamentos


Vereador participou da atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 5



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, na última sexta-feira (5), da palestra Uso Racional de Medicamentos para Cuidadores de Idoso, ministrada pela farmacêutica da Rede Municipal de Saúde, Jussara Bueno, na Pia União de Santo Antônio.

No dia 5 comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos Farmacêuticos e, por conta da data, agentes da rede municipal de saúde estiveram nas farmácias Centro, Cecap e Vila Rezende para coletar informações junto aos pacientes em tratamento para saber como se comportam em relação aos medicamentos. A atividade é integrante da Semana Municipal de Assistência Farmacêutica (Lei Municipal 6369/2008).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se que o uso racional de medicamentos é quando pacientes recebem medicamentos apropriados para condições clínicas, em doses adequadas às necessidades individuais por um período adequado e ao menor custo.

A ação busca identificar a forma de como se medicam, levando em conta o respeito ao horário, se é tomado antes ou após a alimentação, a forma de armazenamento e descarte, além de esclarecer eventuais dúvidas sobre a prescrição e orientá-los sobre os riscos do uso inadequado dos medicamentos.

Além da atividade comemorativa, desenvolver ações de conscientização para o uso correto de medicamentos é prática permanente do Departamento de Assistência Farmacêutica e da Secretaria Municipal de Saúde. Todos os meses, palestras são realizadas pelo corpo técnico do DAF nas comunidades, escolas, unidades de saúde, CRAS e entidades beneficentes de Piracicaba, visando sensibilizar e educar a população dos riscos do uso de medicamentos.

Apesar da cultura brasileira ser tradicionalmente medicalizadora, com promoções, propagandas e astros divulgando benefícios, o uso de medicamentos de forma inadequada, sem orientação por profissional médico e farmacêutico, pode riscos à população, inclusive levar à morte. Outra prática comum é a automedicação, quando uma pessoa opta por escolher, adquirir e usar medicamentos sem orientação de profissional especializado.

Segundo o Sinitox (Sistema Nacional de Informações Tóxico-farmacológicas - 2012), medicamentos são responsáveis por cerca de 30% dos casos de intoxicação no país. O sistema ainda contabilizou 27.008 casos de intoxicação e 81 mortes no mesmo ano.

A Lei 13.021/2014 muda o conceito de farmácia no Brasil: farmácias e drogarias deixam de ser meros estabelecimentos comerciais para se transformar em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. O profissional farmacêutico é obrigatório e a assistência farmacêutica é direito do cidadão.

Aproveitemos da facilidade de acesso à informação e do conhecimento desse profissional tão importante para sociedade que está presente também nas farmácias públicas municipais.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas