05 DE ABRIL DE 2019
O vereador Pedro Kawai, autor do projeto, quer estimular a prevenção com a participação da população
Um dos objetivos da conscientização é levar o conhecimento da manifestação precoce
O projeto de Decreto Legislativo 11/2019 institui na Câmara de Vereadores de Piracicaba a "Campanha Tulipa Vermelha" de conscientização sobre a doença de Parkinson. O evento deve ser realizado anualmente durante o mês de abril, em parceria com a Associação Brasil-Parkinson, Núcleo Piracicaba - Colibris. De autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), a propositura foi aprovada na 17ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (4).
O símbolo oficial da campanha será um laço de fita vermelho. Tem como objetivo promover a integração das pessoas com a doença em todos os níveis sociais, esclarecer a comunidade em geral quanto às causas da doença e ao tratamento adequado. Além disso, objetiva dar visibilidade quanto aos sintomas e necessidades de apoio familiar e comunitário às pessoas com a deficiência, realizando encontros para troca de experiências com familiares e atividades.
Durante o mês de abril, poderão ser desenvolvidas ações de despertar os profissionais para que seus conhecimentos forneçam qualidade de vida e retardem os sintomas, provocar reflexão nas pessoas para evitar situações constrangedoras e discriminatórias com quem possui a doença, participação de familiares, apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico para o tratamento.
Além disso, será uma forma de divulgar os sintomas da patologia a fim de levar ao maior número de pessoas o conhecimento quanto à manifestação precoce, o direito à medicação para amenizar os efeitos e a participação da sociedade.
Em sua justificativa, o vereador Pedro Kawai (PSBD) relatou que “o objetivo é oferecer à população de Piracicaba meios para a informação e conscientização, a fim de prevenir a doença, com o exemplo do que ocorre anualmente em diversos países”, disse ele.