
28 DE JUNHO DE 2016
Vereador apresentou moção de apelo ao prefeito Gabriel Ferrato.
Propositura de Paiva foi aprovada pelo plenário nesta segunda-feira
O vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) apela para que o prefeito Gabriel Ferrato (PSB) conceda recesso escolar aos orientadores de alunos e auxiliares de ações educativas da rede de ensino municipal. A solicitação está na moção de apelo 168/2016, aprovada nesta segunda-feira (27), durante a 38ª reunião ordinária.
Os orientadores e auxiliares auxiliam em todos os projetos sociais de que uma escola participa. Por exemplo, são eles que realizam os testes oftalmológicos nos alunos no programa "Ver É Viver"; que fazem o acompanhamento dos estudantes até o Centro de Especialidades Odontológicas durante todo o tratamento no "Sempre Sorrindo"; e que treinam e dão suporte a alunos e professores em dias de competição em jogos escolares.
Dentre outras funções, o orientador tem a responsabilidade de dar assistência ao estudante que sofre algum acidente durante o período escolar, acompanhando-o até o pronto-socorro ou o Centro de Ortopedia e Traumatologia, em caso de fraturas. Dessa forma, o profissional atua também como agente de saúde.
Na propositura, Paiva justifica que "os orientadores, apesar de não lecionarem, realizam atividades cujo fim é o atendimento das necessidades dos alunos e, por esses motivos, é justo que, assim como os professores, coordenadores e diretores, também tenham direito ao recesso escolar de dez dias úteis em julho e a partir do primeiro dia útil seguinte à avaliação semestral de dezembro, períodos que correspondem às férias escolares dos estudantes".