
18 DE FEVEREIRO DE 2025
Fernando Favoreto destacou o papel do conselho para o fortalecimento de igrejas independentes na cidade
O “Conselho de Pastores de Piracicaba” foi o tema abordado pelo orador Fernando Favoreto, que ocupou a Tribuna Popular da Câmara, na 5ª Reunião Ordinária de 2025, realizada nesta segunda-feira (17).
Fernando Favoreto destacou a atuação do Conselho de Pastores de Piracicaba (CPP), que “há mais de 60 anos desempenha um papel fundamental no município”. Ele ressaltou a importância da cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2025-2026, que ocorrerá no próximo dia 24, na sede da Câmara Municipal de Piracicaba.
Durante a fala, o orador relembrou figuras históricas que contribuíram para o fortalecimento do CPP, como os pastores Moisés de Castro, Misael Boson Penteado e Erasmo Prestes e Souza. “Pelo exemplo desses homens, recebemos um legado, que com muita honra e muito esforço tem sido levado adiante nessas últimas décadas”, destacou.
O orador, que presidiu o conselho entre 2019 e 2022, enfatizou a atuação do grupo durante a pandemia e a importância do acolhimento pastoral em momentos de crise. “Eu tive a honra de estar como presidente do Conselho de Pastores de Piracicaba nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022, e ter enfrentado a pandemia lado a lado, ombro a ombro, com centenas de pastores e suas famílias, dedicando o máximo de mim para que, de alguma forma, amenizasse e encontrasse caminhos em meio às dificuldades vividas por toda a humanidade naquele momento”, relatou.
Ele também ressaltou o trabalho desenvolvido para ampliar a participação feminina, valorizando o papel das pastoras e obreiras no movimento evangélico. Segundo ele, a partir de 2019, com o auxílio de sua esposa, iniciou-se a inclusão das esposas de pastores, pastoras e demais obreiras, reconhecendo a importância de seu trabalho e seu papel no Evangelho.
Comunidade evangélica - Fernando Favoreto também abordou o crescimento da comunidade evangélica em Piracicaba, que, segundo o Censo de 2020, representa cerca de 120 mil pessoas. Ele destacou o papel do CPP em oferecer suporte às igrejas independentes, que não estão ligadas a grandes ministérios. “O desafio do Conselho de Pastores torna-se cada vez maior e mais relevante para respaldar de alguma forma as igrejas chamadas independentes, que não atuam debaixo de um grande ministério”, afirmou.
Encerrando sua fala, Favoreto convidou vereadores e a comunidade para a posse da nova diretoria no dia 24 e reforçou a disposição do Conselho de Pastores em colaborar com o Legislativo municipal.