PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

18 DE MAIO DE 2018

Na tribuna, engenheiro agrônomo comenta planejamento territorial


Warwick Manfrinato esteve na Câmara na 28ª reunião ordinária, nesta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parte ínfima do que é produzido na cidade fica para o próprio consumo, disse






O engenheiro agrônomo Warwick do Amaral Manfrinato ocupou a Tribuna Popular da Câmara, nesta quinta-feira (17), na 28ª reunião ordinária, para comentar sobre o Planejamento territorial e as zonas periurbana e rural de Piracicaba.

Mesmo sendo uma cidade rica do ponto de vista territorial, aparentemente o território rural é negligenciado no quesito políticas públicas, avaliou ele, que integra grupo de Desenvolvimento Rural Sustentável, criado como resultado do Fórum Permanente de Planejamento e Gestão Territorial Sustentável, por iniciativa de Nancy Thame (PSDB) e Paulo Serra (PPS). Nos últimos dois anos, Warwick dirigiu o Departamento de Áreas Protegidas, no Ministério do Meio Ambiente.

Um subgrupo também pretende discutir as questões agrícolas. Como exemplo, ele disse que uma parte ínfima do que é produzido na cidade fica para o próprio consumo. Ao falar sobre os esforços para o consumo de alimentos sustentáveis em todo o mundo, Warwick citou o exemplo da região japonesa de Fujikawa, visitada por ele recentemente, cuja produção agrícola é de alta intensidade e qualidade. 

Na avaliação de Warwick, a realidade agrícola de Piracicaba poderia ser intensiva e de alto valor agregado. Ele acredita que o município está criando uma perversidade imobiliária. "Nada contra que os cidadãos piracicabanos também busquem uma qualidade melhor de moradia e até de diversão, mas a nossa agricultura migra para uma atividade imobiliária que gera quantidade excessiva de residências e locais de moradia", avaliou.

Para ele, o Fórum de Gestão Territorial é importante para discutir de forma participativa e com contribuições ao Executivo e Legislativo para uma série de problemas, como a falta de planejamento nos territórios urbanos e rurais.

Os vereadores Nancy Thame (PSDB) e Lair Braga (SD) também comentaram sobre a questão, após o pronunciamento de Warwick.

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas