05 DE AGOSTO DE 2021
Propositura do vereador Laércio Trevisan Jr. reconhece trabalho da instituição na valorização e difusão da história e cultura locais
Moção de aplausos de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. reconhece trabalho da equipe do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Aprovada na 20ª reunião ordinária de 2021, realizada na noite desta quinta-feira (5), a moção de aplausos 140/2021, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), "reconhece um patrimônio histórico que presta grande relevância ao município", o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, disse o parlamentar.
A instituição, criada em 1957 e localizada na rua Santo Antônio, 641, no Centro, possui em sua coleção mais de 12 mil itens, entre livros, utensílios de época, ilustrações, telas, mobiliários, fotografias, materiais audiovisuais, elementos religiosos e muitos outros.
Distribuídos em diversas salas destinadas a exposições temporárias e permanentes, eles contemplam oito eixos temáticos: Piracicaba indígena, a cidade enquanto Vila, religiosidade, urbanização, tecnologia e imigração, vida política e familiar de Prudente de Moraes e a Guerra de Canudos.
A casa, construída em estilo imperial em 1870, já foi a moradia do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes, que dá nome à instituição, e é tombada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A moção será entregue aos funcionários e membros da equipe do museu: à diretora Érica Fernanda Stocco Frasson, ao assistente de ação educativa e programação Mauricio Fernando Stenico Beraldo, às escriturárias Luciana da Silva Graças Rodrigues e Ariele Rosseto, ao chefe do setor de acervo histórico e gestão administrativa, José de Arimateia Silva Junior, à restauradora e conservadora Ana Carina Urbano Torrejais, às auxiliares de limpeza Vera Lúcia Ramos dos Santos e Luciana Barbosa Ferreira e aos porteiros Maycon Oliveira Santos Silva, Wellington Miller de Souza Antonio, Adão Pereira de Araújo e Ivan Magrini.