
18 DE MARÇO DE 2025
Propositura foi aprovada durante a reunião ordinária desta segunda-feira (17)
Propositura é de autoria do vereador Edson Bertaia (MDB)
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 12ª Reunião Ordinária, na noite desta segunda-feira (17), a moção de aplausos 29/2025, do vereador Edson Bertaia (MDB), com coautoria do vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho. O texto homenagem a Igreja do Evangelho Quadrangular em Piracicaba pelos 70 anos de atividades voltadas à evangelização e pelos relevantes serviços prestados ao município.
Fundada em 12 de março de 1955, a IEQ iniciou as atividades na cidade sob uma tenda de lona em um terreno cedido pela Prefeitura. Os primeiros cultos foram conduzidos pelos pastores Júlio de Oliveira Rosa e Syr Martins. Atualmente, a igreja é liderada pelo reverendo Antônio Carlos Stefan e conta com 51 templos, congregações e missões espalhados por diversos bairros, reunindo cerca de 18 mil fiéis.
A moção destaca o trabalho social e espiritual realizado ao longo de sete décadas, bem como a expansão da sede da igreja, localizada na rua Floriano Peixoto. A obra de ampliação é mencionada como reflexo do empreendedorismo da liderança local, citando a frase de Stefan: “A Glória da Segunda Casa será maior do que a primeira”.
A moção também contextualiza a história da denominação no Brasil, iniciada em 1951 com a chegada dos missionários Harold e Mary Willians, enviados pela Foursquare International Gospel, com sede nos Estados Unidos. A implantação da igreja no país teve início em São João da Boa Vista (SP), passando posteriormente por outras cidades do interior paulista, entre elas Piracicaba.