PIRACICABA, SÁBADO, 10 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

09 DE MAIO DE 2025

Ex-jogador de futebol receberá voto de congratulações por lançamento de livro


Requerimento aprovado nesta quinta (8) concede voto de congratulações a José Hidalgo Neto pelo lançamento de sua biografia “Capitão Hidalgo – A História da Vitória”



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

José Hidalgo Neto é homenageado em voto de congratulações pelo lançamento de sua biografia, o requerimento é de autoria do vereador Pedro Kawai



Nesta quinta-feira (8), na 24° Reunião Ordinária, os parlamentares aprovaram o requerimento 411/2025, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB) e igualmente assinado por Ary Pedroso Jr. (PL) em homenagem ao ex-jogador José Hidalgo Neto pelo lançamento de sua biografia “Capitão Hidalgo – A História de Vitórias.”

Segundo o texto do requerimento, José Hidalgo Neto trabalhou desde cedo para ajudar nas despesas da família e se tornou jogador de futebol profissional no Juventus, da Mooca, tradicional bairro de São Paulo. "Lá se formou técnico em contabilidade e conheceu Clélia, que morava em frente ao estádio. Tem dois filhos, três netos e um bisneto".

O documento traz que José Hidalgo atuou na seleção paulista, em 1964, e "despertou interesse em vários grandes clubes, mas o Juventus só aceitou negociá-lo com o XV de Piracicaba em 1966, que estava na segunda divisão de São Paulo".

O requerimento ainda destaca que o jogador "esteve emprestado ao Atlético-MG por alguns meses em 1969 e para o Coritiba em 1970 com a intenção de ficar pouco tempo e voltar para o futebol paulista. Está há 55 anos no Coritiba, colecionou vitórias e títulos, sendo campeão paranaense em 1971, 1972, 1973 e 1974 e campeão do Torneio do Povo em 1973. Parou de jogar em janeiro de 1975 e se tornou comentarista esportivo a convite do narrador Fuad Kalil na Rádio Cultura. Lá conheceu o narrador Lombardi Jr. com quem fez uma dupla memorável na história do rádio esportivo do Paraná".

José Hidalgo também foi o primeiro presidente da Associação de Garantia do Atleta Profissional, hoje transformado em sindicato, desde 1978. Fez a cobertura do futebol e até de corridas da Fórmula 1. Aos 81 anos, ainda atua na imprensa esportiva com sua própria emissora de rádio na internet.

 



Texto:  Andressa Braz


Institucional Pedro Kawai

Notícias relacionadas