15 DE MARÇO DE 2022
Áudios sexistas, sobre as mulheres ucranianas, são atribuídos ao deputado estadual Arthur do Val, do Podemos, conhecido como "Mamãe Falei"
O plenário da Câmara Municipal de Piracicaba (SP) aprovou na noite desta segunda-feira (14), durante a quarta reunião ordinária do ano, a Moção de Apelo 38/2022, proposta pela vereadora Rai de Almeida (PT) à Alesp (Assembleia Legislativa Paulista), que cobra "imediata investigação por quebra de decoro parlamentar e final cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val", do partido Podemos, conhecido como "Mamãe Falei".
A parlamentar argumentou durante a discussão da propositura, que o parlamentar cometeu um crime contra as mulheres. "Em tempo de guerra as mulheres são sempre vítimas de todos os tipos de violações. Portanto, venho aqui reforçar a importância da garantia dos direitos das mulheres. Comportamento dessa natureza nós temos que repudiar e que crimes dessa natureza sejam punidos pela sociedade", lembrou a vereadora.
ÁUDIOS - Áudios atribuídos ao deputado estadual Arthur do Val mencionam "que mulheres ucranianas são "fáceis porque são pobres" e que a fila de refugiados da Ucrânia, que está sendo atacada pela Rússia, tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".
Rai de Almeida considera as falas "repugnantes", que revelam uma profunda desumanização das mulheres. "Permite tratar com tamanha naturalidade e aproveitar-se do sofrimento e da vulnerabilidade para a prática de turismo sexual, quiçá arcado com recursos do próprio contribuinte paulista", frisou a vereadora.
Muitos pedidos de investigação e cassação do mandato de Arthur do Val estão sendo dirigidos ao Conselho de Ética da Alesp.