14 DE NOVEMBRO DE 2023
Homenagem reconhece a dedicação da homenageada na Educação Infantil
Maria Inês Faleiros Pinheiro é uma figura respeitada e reconhecida por seu compromisso e dedicação à educação infantil. Os anos dedicados à educação foram reconhecidos na noite desta sexta-feira (10) quando a educadora recebeu o título de "Cidadã Piracicabana".
A concessão da honraria é de iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), autor do decreto legislativo 22/2023. “Para nós é uma imensa satisfação poder e uma grande honra poder conduzir essa homenagem, poder conduzir esses trabalhos, recepcionar todas essas pessoas que vêm aqui hoje para te cumprimentar, para te dar um abraço, para reconhecer o seu trabalho e para te desejar sucesso”, elogiou André Bandeira.
Ao fazer a saudação, o vereador ressaltou o comprometimento da homenageada com a educação e o papel fundamental que ela desempenha na transformação e melhoria da sociedade. Ele destacou a participação ativa de Maria Inês na campanha dos lacres, ressaltando o envolvimento desde o início e a importância da dedicação dela em transmitir valores essenciais às crianças.
“Vocês foram uns dos primeiros a abraçar essa iniciativa conosco, juntamente com as crianças. Inúmeras vezes visitamos a escola para coletar os lacres arrecadados por esses pequenos, que ainda hoje continuam contribuindo. Esses lacres são trocados por cadeiras e rodas, beneficiando diretamente pessoas que necessitam”, declarou.
Maria Inês Faleiros Pinheiro nasceu na fazenda Miraflor, no município de Patrocínio Paulista (SP), e possui 50 anos dedicados à educação. Em 1984, a homenageada tornou-se sócia-proprietária da Escola de Educação Infantil "A Cigarrinha". Ela concluiu os cursos de Pedagogia e Administração e desenvolveu campanhas do Agasalho e do Brinquedo.
A educadora expressou profunda gratidão ao receber o título de "Cidadã Piracicabana" em reconhecimento aos 50 anos dedicados à educação. Em seu discurso, ela destacou a magnitude da noite e a complexidade de resumir meio século de experiências educacionais. “A educação é um universo em constante evolução, repleto de novidades a cada dia, e estou profundamente agradecida por esse reconhecimento”, disse.
Na solenidade, foi exibido um vídeo narrando a trajetória da educadora com depoimentos do marido, dos três filhos, das irmãs, dos netos, de amigos, colegas de trabalho, colaboradoras e ex-alunos. O vídeo também abordou a escola A Cigarrinha, de propriedade de Maria Inês, ressaltando campanhas de arrecadação e seu papel na comunidade.
“Hoje, Piracicaba recebe você de braços abertos como sua mais nova cidadã. Que os próximos 50 anos sejam repletos de realizações e trabalho pela educação, conte conosco para sempre somar”, afirmou André Bandeira ao encerrar a solenidade.
A homenageada - Maria Inês Faleiros Pinheiro, nasceu na fazenda Miraflor, no município de Patrocínio Paulista – SP. É casada com Gilberto de Souza Pinheiro e é mãe de três filhos: Tatyana, Talyta e Júlio César. Além disso, é avó de dois netos: Enzo e Caetano.
Com apenas 17 anos, iniciou sua carreira como professora na rede oficial de ensino do Estado de São Paulo, na cidade de Rifaina, e aos 19 anos, passou a lecionar na cidade de Pedregulho. Aos 20 anos, distribuía-se em Franca.
Em 1973, Maria Inês formou-se na Licenciatura em Química pela Unaerp de Ribeirão Preto, ministrando aulas em diversas escolas particulares e públicas na região de Franca. Em janeiro de 1975, após se casar, mudou-se para a capital paulista, onde, além de trabalhar em escolas particulares, foi aprovado em concurso público para a rede estadual de ensino de São Paulo.
Em 1978, mudou-se para Curitiba. Naquele município, trabalhou em diversas escolas particulares, incluindo o Colégio Militar do Paraná, onde se tornou a primeira mulher a lecionar. Ao longo de sua carreira, foi aprovado em diversos concursos públicos.
Em 1984, Maria Inês tornou-se sócia-proprietária da Escola de Educação Infantil “A Cigarrinha”. Concluiu os cursos de Pedagogia e Administração e promoção de campanhas do Agasalho e do Brinquedo.