PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

07 DE MAIO DE 2010

Márcia Pacheco entrega título de Cidadão Piracicabano a João Pedro Colombini


O professor João Pedro Colombini recebeu na noite de hoje (7), em reunião solene na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Piracicabano concedido pelo Poder Legi (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


O professor João Pedro Colombini recebeu na noite de hoje (7), em reunião solene na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Piracicabano concedido pelo Poder Legislativo de Piracicaba por indicação da vereadora Márcia Pacheco (PSDB).

Colombini nasceu em São Pedro (SP), em 12 de abril de 1946. Casou-se com Maria Bernadete Cresci D’Agostinho Colombini, com quem tem duas filhas. É graduado em Educação Física e Pedagogia e pós-graduado em Didática e Metodologia do Treinamento Desportivo. Foi professor de escolas estaduais e municipais e coordenador dos Jogos Colegiais no período de 1986 a 1988.

Compuseram a mesa diretiva da solenidade a vereadora Márcia Pacheco; o vice-prefeito Sérgio Dias Pacheco; Synemar Geraldo Silva Cervellini, representando o Rotary Club; Valdemir Guedes Vieira, representando a Loja Maçônica de Piracicaba; o delegado divisionário Luiz Henrique Zago, representando a Polícia Civil; o atirador Jeferson Gonçalves, representando o Tiro de Guerra; e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba, João Orlando Pavão.

Márcia Pacheco destacou o espírito solidário de Colombini, que marcou sua passagem pelas escolas e instituições em que atuou. “Ele foi um grande agregador””, elogiou a vereadora em sua fala em homenagem ao professor.

Em seu discurso, Colombini contou que passou a infância em Piracicaba e deixou a cidade para estudar. De volta como professor, dedicou-se ao ensino na área desportiva e a diversos projetos sociais. O homenageado também agradeceu à Câmara e à vereadora Márcia Pacheco pelo título de Cidadão Piracicabano. “Esta homenagem veio ao encontro de um dos meus mais acalentados desejos, que esteve por anos no meu coração e agora se revela, que era ver publicamente reconhecido meu amor por esta terra”, declarou.

O homenageado

Como professor da rede oficial do Estado de São Paulo, João Pedro Colombini trabalhou em diversas escolas, iniciando no ano de 1970 em Guarulhos e transferindo-se em 1972 para Piracicaba. Trabalhou nas escolas Professora Jaçanã Guerrini, Professor Alcides Guidotti Zagatto, Abigail de Azevedo Grillo e Monsenhor Gerônimo Gallo, conseguindo levar equipes formadas por alunos à conquista de diversos títulos esportivos.

Também nessas escolas foi sempre membro ativo da APM (Associação de Pais e Mestres), trabalhando junto à comunidade em festas e bingos beneficentes, campeonatos e outros eventos. Nos anos de 1986, 1987 e 1988 foi coordenador dos Jogos Colegiais, disputa que abrange um universo de doze municípios e mais de 4 mil alunos de escolas da região.

Atuou na inauguração e operação dos conjuntos esportivos dos bairros Piracicamirim (hoje base do Tiro de Guerra); Vila Rezende; 31 de Março (hoje sede da Guarda Civil Municipal); Noiva da Colina; Jaraguá e do distrito de Santa Teresinha, trabalhando sempre na organização de campeonatos, eventos beneficentes e atividades gratuitas para a comunidade.

Durante o período 1992 a 2000 representou Piracicaba nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos como chefe de delegação ou assistente de chefe de delegação. Recebeu da Câmara de Vereadores quatro moções de aplausos por serviços prestados à sociedade.

Colombini é membro da Loja Maçônica de Piracicaba, sócio do Rotary Club desde 1983 e atualmente ocupa pela segunda vez o cargo de presidente do clube da Vila Rezende. Neste ano assumiu a responsabilidade de organizar mensalmente o oferecimento de sopa a pessoas carentes.

O professor também atuou em projetos sociais como sócio do Panathlon desde 1990 e do Clube Coronel Barbosa, agremiação que presidiu na gestão de 2000 a 2004. Atualmente aposentado da rede pública de ensino, trabalha na administração do Buffet Colombini, empresa aberta por ele em 1985.

Ademir Barbosa – MTb 54.006
Fotos: Fabrice Desmonts – MTb 22.946



Legislativo Márcia Pacheco

Notícias relacionadas