
29 DE MARÇO DE 2019
Parlamentar criticou secretarias de Obras e de Defesa do Meio Ambiente
Ele reclamou da precariedade dos serviços prestados pela CPFL
O anúncio de que Piracicaba ficou em 1º lugar no Ranking Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) foi questionado pelo vereador Laércio Trevisan Jr. (PR), nesta quinta-feira (28), quando o parlamentar ocupou a tribuna da Câmara, na 15ª reunião ordinária.
O vereador informou que a notícia foi veiculada pela imprensa local e que Piracicaba teria obtido a nota máxima no estudo, por alcançar 100% da população nos serviços de saneamento básico.
"O engraçado é que estes dados que levaram ao reconhecimento são do Datasus, de 2016. Coincidentemente, o presidente da Abes é o superintendente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), indicado do governador do Estado de São Paulo", declarou. Para Trevisan, é grave a situação da PPP (parceria público-privada) entre o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e a empresa Águas do Mirante.
Ainda sobre o que foi publicado na imprensa, consta a informação de que Piracicaba não possui mais o aterro sanitário no bairro Pau Queimado. Sobre a questão, Trevisan questionou: "para onde foi mandado o aterro?", ao que ele mesmo respondeu, em tom de indagação e ironia: "será que foi mandado para o espaço? O lixão está lá. Papel aceita tudo e continuam insistindo que tem 100% do esgoto coletado".
Trevisan reclamou também da precariedade dos serviços prestados pela CPFL no município. Um dos problemas é sobre corte de árvores. Para ele, existe omissão da empresa e também da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Outra pasta criticada pelo vereador foi a Secretaria de Obras, por não efetuar operações tapa-buracos. O vereador Matheus Erler (PTB) concordou com Trevisan, e completou: "estou pensando em comprar um trator para andar em Piracicaba".
Além disso, o vereador solicitou que o presidente Gilmar Rotta (MDB) informasse quem serão os dois membros da Comissão de Estudos que irá analisar os problemas relacionados ao Semae. Após o parlamentar se pronunciar, o presidente respondeu que o projeto de resolução 2/2019 foi aprovado na última segunda-feira (25), sendo sua publicação nesta quinta (28). "Disse que até a sexta-feira (29) estarei publicando", esclareceu o presidente da Câmara.