
09 DE OUTUBRO DE 2018
Vereador entregou moção de aplausos durante abertura do EsalqShow.
Kawai participou abertura do EsalqShow, nesta terça-feira
Durante a abertura do EsalqShow, o vereador Pedro Kawai (PSDB) entregou, como homenagem ao lançamento do livro "Pathways to Collaboration", a moção de aplausos 140/2018, aprovada pela Câmara em reunião ordinária, ao autor e organizador da obra, Otto Jesu Crocomo, ao reitor da USP (Universidade de São Paulo), Vahan Agopyan, e ao diretor da Esalq (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"), Luiz Gustavo Nussio. A moção também homenageia os demais dirigentes da USP, da Esalq, do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e outros colaboradores do livro.
Em 1981, Otto, professor titular de bioquímica e professor emérito da Esalq, propôs à Fealq (Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz") um projeto de criação de um centro de pesquisas para o desenvolvimento de técnicas de cultivo "in vitro" de células e tecidos de plantas aplicadas à agricultura. Em julho do mesmo ano, a Fealq aprovou, então, a criação do Cebtec (Centro de Biotecnologia Agrícola). Os estudos que se originaram a partir do local motivaram a publicação de "Pathways to Collaboration" (Caminhos para a Colaboração, em português).
A segunda edição do EsalqShow (Fórum de Inovação Tecnológica para o Agronegócio Sustentável), que foi aberto na manhã desta terça-feira (9) e segue até quinta-feira (11), é dedicado a inovações e ao empreendimento na agricultura e setores associados, aproximando a academia do setor produtivo. O evento compõe a 61ª Semana Luiz de Queiroz, na Esalq.
Também estiveram presentes na solenidade de abertura o vice-prefeito de Piracicaba, José Antonio de Godoy, o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, e a vereadora Nancy Thame (PSDB).