PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE NOVEMBRO DE 2018

Kawai faz alerta sobre depressão: 'Não se cura facilmente'


Vereador deu depoimento pessoal sobre o tema ao ocupar a tribuna, durante a reunião ordinária desta quinta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Kawai ocupou a tribuna durante a reunião ordinária desta quinta-feira






"Quem acha que depressão se cura facilmente, reveja seus conceitos. Não é para qualquer um sobreviver e não tentar dar cabo à vida depois de cinco noites perambulando pelo corredor de sua casa com náuseas, vontade de tirar a cabeça do pescoço e jogá-la longe de tanta dor que sente, sem saber o que fazer para ela passar."

O depoimento, de cunho pessoal, foi dado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) na tribuna, durante a 71ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (29). Ele relatou as circunstâncias que o fizeram se ver diante de um quadro depressivo, motivado por uma crise de estresse, que desencadeou dores por todo o corpo.

"Senti na pele o que é o início de depressão e crise forte de estresse e vou defender com unhas e dentes uma melhor qualidade de vida para as pessoas que são vítimas dessas doenças", disse Kawai, observando que tais quadros se manifestam quando menos se espera. "Podem chegar depois de um domingo, no meio da madrugada. São transtornos que afetam não só o paciente, mas toda a família."

O vereador ressaltou que a depressão assola mais de 120 milhões de brasileiros, sendo a terceira doença mais abrangente no país. "Resolvi falar porque acho que existem três segmentos de pessoas que enxergam essa doença: um acha que é frescura, outro que é descrente sobre 'se é tudo isso mesmo' e o que acredita no sofrimento dessas pessoas."

Após contar o que se passou em sua vida, Kawai fez um alerta à população. "Para que não cheguemos a esse ponto, vamos cuidar da saúde: uma caminhada, uma alimentação melhor, um abraço nos filhos e amigos, um papo furado na mesa de bar, um teatro ou show de música. Vamos fazer algo que nos tire do mundo estressante em que vivemos."



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas