PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE AGOSTO DE 2018

Kawai destaca importância da Câmara na defesa dos ostomizados


Evento no salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges" reuniu mais de 200 jovens em busca de informações para se capacitarem nos cuidados a estes cidadãos



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Kawai destaca importância da Câmara na defesa dos Ostimizados






O primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Pedro Kawai (PSDB), na 40ª reunião ordinária de ontem (2) ocupou a Tribuna, nos cinco minutos regimentais destinados a líderes partidários para enaltecer a importância de evento transcorrido na manhã de ontem (2), nas dependências do salão nobre "Prof. Helly de Campos Melges", quando mais de 200 jovens, alunos de vários cursos de enfermagem receberam orientações e capacitação sobre o universo da ostomia - doença intestinal grave que obriga a pessoa a usar bolsa coletora, temporária ou definitivamente.

Os alunos acompanharam um ciclo de três palestras, de profissionais da área da saúde, que pesquisam e trabalham na defesa dos ostomizados, em preocupações com a  bolsa, que é colada na pele, para que as excreções sejam expelidas. Além de receberem orientações sobre a alimentação e os cuidados com a doença, bem com a situação dos medicamentos. 

Kawai ressaltou sobre a importância de trazer estas preocupações para a Casa, lembrando que foi aprovado na Câmara o Dia Municipal dos Ostomizados, que acontece em 16 de agosto. E, também destacou o aniversário da Associação Municipal dos Ostomizados, tendo Ademir Barbosa como presidente. A entidade completa cinco anos de existência. 

Kawai ainda enfatizou que todas as discussões sobre o universo dos ostomizados surgiram na Câmara, por conta de dificuldades que uma moça teve por não ter um atendimento diferenciado, por conta de uma deficiência, num evento público, no caso da Virada Paulista, que aconteceu no Engenho Central, sendo que após toda esta mobilização foi construído o primeiro banheiro para ostomizados em Piracicaba. 

O parlamentar também destacou a lei de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que obriga as novas construções a terem este banheiro adaptado para ostomizados, sendo que o Engenho Central foi o primeiro, realidade que já se espalhou por outros locais, a exemplo da Irmandade do Divinho, que fez um banheiro maravilhoso nesta atual reforma. 

"A pessoa ostomizada normalmente tem a alto estima lá embaixo, sendo que momentos como estes fazem com que a gente traga para estes jovens, que estão se formando e trabalhando para ser um enfermeiro, que tenham conhecimento, sendo que esta discussão, na questão da ostomia é matéria optativa na Universidade, o que impede muitas vezes de profissionais não adquirirem os conhecimentos devidos do que é uma pessoa ostomizada" disse. 

Kawai também reforçou a importância da Câmara fazer a reflexão sobre este universo problemático, considerando que quase um por cento da população piracicabana está entre ostomizados ou incontinentes, segundo levantamentos da Casa da Ostomia, lembrando que temos casos de pessoas que são ostomizadas mas não são registradas no SUS em função dos atendimentos particulares, sendo que o problema pode ser muito maior, pois deste universo, 30% são pacientes jovens, em decorrência de acidentes de motos, ferimentos de arma branca, fazendo com que os casos cresçam assustadoramente. 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional

Notícias relacionadas