PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE JUNHO DE 2019

Jornalista relata início do Movimento Cultural Darcy Ribeiro na cidade


Airan Prada ocupou a tribuna popular da Câmara durante a reunião ordinária na noite desta quinta-feira (6)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Airan Prada destacou a formação do Movimento Cultural Darcy Ribeiro em Piracicaba






Pautado no projeto do Trabalhismo no País, sob a ótica do estimulo às expressões artísticas brasileiras, o jornalista Airan Prada ocupou a tribuna popular da Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a 34ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (6), para relatar a formação do MCDR (Movimento Cultural Darcy Ribeiro) na cidade, “que busca transformar o País a partir da cultura”, enfatizou. 

“A afirmação da cultura brasileira se deu, essencialmente, a partir das expressões populares. No esporte, na poesia, nas crônicas, nos contos, na música, nas artes e na produção acadêmica, em geral, é inconteste o papel de intelectuais e de artistas de origem popular na construção e na consolidação da identidade nacional”, disse, ao citar personalidades como Milton Santos, Tarsila do Amaral e Paulo Freire. 

Airan defendeu a necessidade de fomentar e incentivar a expressão cultural do Brasil, “mesmo que os mercados de produção artística imponham, ainda que sofisticadamente, o ‘modelo’ que ‘traduz’ anseios e aspirações do mundo pós-moderno”, advertiu. “Quadros artísticos oriundos das massas são sufocados e não ocupam os principais espaços públicos e privados”, acrescentou. 

“O MCDR está ao lado da nossa gente. Dos artistas oriundos do seio popular. E a política direcionada por nós se resume a um lema: democratizar a arte e promover a soberania do povo brasileiro”, disse o presidente do MCDR Piracicaba. 

Ao final, Airan disse que o MCDR está aberto ao diálogo com coletivos, artistas, produtores, poder público, imprensa e sociedade civil, “visto que a pluralidade, a diversidade e a construção coletiva constituem nossos principais objetivos”. 

Os interessados em entrar em contato com o MCDR na cidade podem acessar a página do Diretório Municipal do PDT no Facebook ou via WhatsApp (19) 99832-2212.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Tribuna Popular

Notícias relacionadas