31 DE AGOSTO DE 2021
Maurício Fernando Stênico Beraldo e Paulo Renato Tot Pinto são os autores do livro “Somos Todos Iguais, Cemitério da Saudade – Piracicaba/SP”.
Livro foi lançado em julho deste ano e busca recuperar a história do Cemitério da Saudade.
De autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior, foi aprovada, segunda-feira (30), na 27ª reunião ordinária da Câmara, a moção de aplausos 171/2021 aos historiadores Maurício Fernando Stênico Beraldo e Paulo Renato Tot Pinto, pelo lançamento do livro “Somos Todos Iguais, Cemitério da Saudade – Piracicaba/SP”.
De acordo com o texto da propositura, a obra foi escrita em parceria pelos historiadores, com apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac) e da empresa Abil Grupo Unidas. São mais de 100 páginas ilustradas e com muitas informações e curiosidades sobre o tema.
"Sempre reconheci trabalhos de historiadores, cantores, escritores, voltados à cultura, é só verificar no Siave da Câmara, e é importante que se tenha, como esses que escreveram o livro", destacou Trevisan.
Em aparte, a vereadora Rai de Almeida (PT) ressaltou que cemitérios dispõem de elementos culturais como estátuas e mausoléus, que não somente podem ser reconhecidos como obras de artes, mas como um local de memória e história. "Não é só cultura, mas também saber sobre os antepassados. Em Buenos Aires, tem um guia, e nós devemos ter um guia também para que saibamos as histórias".
Maurício Beraldo graduou-se em História pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), em 2007, tendo realizado especialização em docência no ensino superior pela mesma instituição, em 2011.
Paulo Tot Pinto formou-se também pela Unimep, em 2007, sendo sócio e membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, colaborador na criação do folder sobre Cemitério da Saudade de Piracicaba (2009), participou e organizou eventos com a temática em cidades como Goiânia, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre.
O livro foi lançado em julho e busca recuperar a história do Cemitério da Saudade e apresentar uma breve biografia de personagens importantes da cidade de Piracicaba.