PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE MARÇO DE 2019

Falta de estoque de suprimentos na saúde motiva apelo a João Dória


Moção pede urgência na volta do fornecimento de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, sondas vesicais de demora e coletores de urina com conector em Piracicaba.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de apelo de André Bandeira foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira



A falta de estoque em Piracicaba de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, de sondas vesicais de demora e de coletores de urina com conector motivaram o vereador André Bandeira (PSDB) a redigir a moção de apelo 28/2019, cobrando do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), urgência no restabelecimento do fornecimento desses suprimentos. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (28), durante a 8ª reunião ordinária.

"Constantemente não há estoque desses materiais em Piracicaba, principalmente a sonda vesical de alívio, o que faz com que os usuários tenham que comprá-los, causando um prejuízo extremo tanto na saúde quanto na economia de tais pessoas", diz o parlamentar, acrescentando que, embora o DRS (Departamento Regional de Saúde) realize "planejamento periódico de estoques que leva em conta o consumo e uma margem de segurança, o problema com a distribuição de sondas é antigo e acontece constantemente".

O vereador lembra que ostomizados e pacientes com problemas na bexiga e disfunção urinária, geralmente decorrentes de lesão medular e disfunção na musculatura pélvica, "necessitam de diversos cuidados especiais" de saúde, entre eles o uso de bolsas de colostomia, ileostomia e urostomia, de sondas vesicais de demora e de coletores de urina com conector, "pois muitas vezes não conseguem controlar o intestino e a bexiga".

"Diversos pacientes, pela impossibilidade econômica de adquirirem os materiais nas quantidades necessárias, acabam por reaproveitá-los, o que não é recomendado pelas melhores práticas de higiene e saúde, visto que algumas doenças no trato urinário podem surgir pela má utilização da sonda", observa o autor da moção de apelo.

André Bandeira conclui chamando a atenção para o fato de que "a falta de tais materiais viola a dignidade da pessoa, por ser um risco à sua saúde, bem estar pessoal, social e econômico, conforme dispõe o artigo 8º da Lei Brasileira de Inclusão". Além de João Dória, receberão cópias da moção de apelo a secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão; o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann Ferreira; o diretor da DRS-X, Hamilton Bonilha; e o deputado estadual Roberto Morais (PPS).

SAIBA MAIS - Colostomia, ileostomia e urostomia consistem em uma abertura cirúrgica realizada no abdômen, a partir da qual é exteriorizada e fixada uma parte do intestino para possibilitar a saída de fezes ou urina. O estoma pode ter caráter temporário ou permanente.

A sondagem vesical é a introdução de um catéter estéril através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina. Pode ser de alívio (há a retirada da sonda após o esvaziamento vesical) ou de demora (quando há necessidade de permanência da sonda). Deve-se utilizar técnica asséptica no procedimento a fim de evitar uma infecção urinária no paciente.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas