31 DE JANEIRO DE 2019
Presença do presidente da autarquia é solicitada em requerimento assinado por 11 vereadores
Oito dos 11 vereadores que assinam requerimento se reuniram para "protocolo simbólico" nesta quinta-feira
O presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), José Rubens Françoso, poderá vir à Câmara de Vereadores de Piracicaba na segunda reunião ordinária do ano, em 7 de fevereiro, para prestar esclarecimentos sobre os problemas constantes no abastecimento de água no município. A solicitação é feita por 11 parlamentares, que protocolaram nesta quinta-feira (31) dois requerimentos de urgência.
As proposituras têm a assinatura de André Bandeira (PSDB), Aldisa Vieira Marques (PPS), Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), Dirceu Alves da Silva (SD), Isac Alves de Souza (PTB), Jonson Sarapu de Oliveira (PSDB), José Marcos Abdala (PRB), Paulo Eduardo Serra (PPS), José Aparecido Longatto (PSDB), Osvaldo Airton Schiavolin, o Tozão (PSDB) e Paulo Roberto de Campos (PSD).
No primeiro requerimento, os vereadores solicitam a suspensão do primeiro expediente da reunião ordinária de 7 de fevereiro, por 30 minutos. Além da presença de Françoso, é solicitada a vinda do responsável pela procuradoria jurídica do Semae e de todos os técnicos necessários para a prestação de contas e esclarecimentos. No requerimento seguinte, há uma convocação dos mesmos nomes, neste caso para audiência pública, em 20 de fevereiro, às 14h, no Plenário Francisco Antonio Coelho.
Oficialmente, as proposituras foram entregues no Setor de Protocolo da Câmara às 16h09 do último dia 29. Porém, oito dos 11 vereadores que assinam os documentos se reuniram na tarde desta quinta-feira (31) para um "protocolo simbólico". O vereador André Bandeira disse que, embora o documento seja assinado por 11 vereadores, nada impede a adesão dos demais parlamentares.
Como é solicitada tramitação em caráter de urgência, elas devem ser votadas na primeira reunião ordinária de 2019, na próxima segunda-feira (4). Segundo o vereador André Bandeira, uma conversa dos vereadores com o presidente do Semae já ocorreu e ele se comprometeu a estar presente para fazer as exposições.
“Protocolamos o segundo requerimento, para caso os 30 minutos não sejam suficientes e o assunto se alongar demais ou surgirem dúvidas que não forem sanadas na suspensão de expediente, convocando a audiência pública para que o José Rubens Françoso e os técnicos do Semae venham à Câmara complementar as questões e dar todas as satisfações necessárias”, declarou Bandeira.
O parlamentar explicou que os requerimentos não possuem ligação com o reajuste de 4,95% da tarifa de água e esgoto, que passa a valer em março. “Em princípio, queremos informações sobre a falta d´água, se entrarmos na questão do reajuste a discussão iria se alongar ainda mais. Incontáveis reclamações estão chegando aos gabinetes nos últimos dias. Somos abordados diariamente pela população, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais, que nos cobra explicações sobre o que está acontecendo”, completou o vereador.
Conforme destacou a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), os parlamentares estão “totalmente antenados, em nenhum momento deixamos de nos preocupar com isso e estamos utilizando dos instrumentos que temos para trabalhar, que são suspensão de expediente, requerimento de informações e audiência pública. Através destes expedientes é que trabalhamos para poder cobrar responsabilidade deste órgão, que tem que prestar bons serviços à comunidade”.