PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

20 DE AGOSTO DE 2019

Estudante destaca projeto de desenvolvimento sustentável


A aluna de doutorado da Esalq, Albania José Torres, ocupou a tribuna para apresentar o projeto “Brasil, esperança alimentar do futuro”, em parceria com a Câmara.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Atividade é um espaço de integração entre a comunidade piracicabana e o ambiente acadêmico.






Durante a 43ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (19), a aluna de doutorado da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Albania José Torres, apresentou o projeto temático “Brasil, esperança alimentar do futuro”, em parceria com a Câmara de Vereadores de Piracicaba e a Diretoria de Ensino. 

Baseado na agenda para o desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas), no qual possui alguns objetivos para serem realizados até o ano de 2030, o projeto “Brasil, esperança alimentar do futuro” tem o objetivo divulgar as atividades de extensão realizadas na Esalq, na busca de maior sustentabilidade. “Os estudantes da Esalq têm se dedicado às atividades e pesquisas de extensão, que vem contribuindo para o comprimento dessa meta”, disse.

Albania Torres citou sobre a visibilidade do grupo de extensão em genética e melhoramento de plantas. “Nós estamos vinculados ao Departamento de Genética e nosso nome (Gvenck) é uma homenagem ao professor Roland Vencovsky, quem, sem dúvida, foi um dos melhores docentes em nosso departamento”, relatou.

O Gvenck é formado por 22 estudantes, sob a coordenação do professor José Pinheiro. A gestão de 2019 está organizada para a logística, comunicação, tesouraria, secretarias, atividades científicas e à presidência.

A aluna apresentou uma tabela com o número de pessoas que já participaram dos eventos acadêmicos organizados pelo grupo e chama atenção para o número de superação aos anos anteriores.

Essa atividade tem parceria com empresas estrangeiras, é uma série de simpósios que é denominada de International Meeting in Plant Breeding (IMPB), onde, além de apresentar palestrantes internacionais, traz cursos para a comunidade e atende às pessoas que se desempenham na área da produção de sementes e melhoramentos de plantas.

Ela disse que também há atividades que acontecem durante o semestre para atender a demanda acadêmica dos estudantes e visitas técnicas que aproximam a realidade de um futuro profissional, realizadas em empresas privadas ou públicas. A atividade também oferece os cursos de ferramentas computacionais e voz dos egressos.

A aluna comentou ainda sobre a honra que o Gvenck teve de realizar um simpósio dentro do 10º Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas, no fim de julho, onde os acadêmicos entrevistaram estrangeiros que vieram fazer parte do congresso.

Desde 2015, o projeto temático da Esalq é um espaço de integração entre a comunidade piracicabana e o ambiente acadêmico. Neste ano, foram incluídos um desafio de premiação para ajudar com o desempenho do projeto, no qual serão premiadas as melhores fotografias, frases e redações. Para os interessados, as inscrições seguem até dia 18 de outubro e podem ser feitas no site.

Além disso, o vereador Gilmar Rotta (MDB) parabenizou as explanações de Albania, com foco na parceria com a Esalq e na utilização do espaço da Câmara. “Fico feliz, em nome da Câmara, pela parceria estabelecida”, disse ele. 



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Tribuna Popular

Notícias relacionadas