11 DE AGOSTO DE 2023
Projeto 'Escola de Pais', da escola Prof. José Martins de Toledo, promove integração entre pais e comunidade e ganhou destaque em evento educacional
A moção de aplausos 97/2023, de autoria do vereador Josef Borges (Solidariedade), foi entregue na noite desta quinta-feira (10), durante a 41ª reunião ordinária de 2023. A honraria foi concedida à Escola Estadual Professor José Martins de Toledo, que alcançou o 1º lugar no Fórum “Diálogos da Educação” com o projeto “Escola de Pais”, que visa criar e fortalecer os laços entre educadores, pais e comunidade.
A Escola Estadual Professor José Martins de Toledo foi inaugurada em 1971, sendo considerada um marco em Artêmis. Ao longo dos anos, a escola estabeleceu uma relação próxima entre a comunidade local e a comunidade escolar, trabalhando em conjunto para promover melhorias e superar desafios.
Um projeto chamado "Escola de Pais" foi desenvolvido para integrar saberes de pais, educadores, funcionários e alunos nas atividades pedagógicas, fortalecendo os vínculos entre a escola e a comunidade. Esse projeto foi premiado no 2º Fórum Diálogos da Educação, promovido pelo Instituto EP em parceria com a EPTV. O fórum tinha como foco debater ações educacionais que fazem a diferença na atualidade, valorizando iniciativas que promovem fortalecimento de vínculos na comunidade escolar.
Na entrega da moção, o vereador Josef Borges relatou que em 2019 a escola enfrentava desafios devido à carência de professores. Nesse contexto, ele buscou a então coordenadora, agora diretora Luciana de Fátima Cristiano, com o intuito de unir a comunidade e encontrar soluções. Tal iniciativa levou à ideia de transformar a escola em ensino com período integral, então a equipe procurou o apoio dos pais, da diretora e do deputado Alex Madureira (PL), que cresceu em Artêmis.
“O fruto de um trabalho colaborativo entre pais e comunidade é claramente visível. Quando a comunidade é criada no ambiente escolar, os resultados positivos se manifestam de forma imediata”, disse.
A diretora Luciana de Fátima Cristiano ressaltou que o mérito não é exclusivamente dela, mas compartilhado com os gestores, colegas, 40 professores, todos os funcionários e os 525 alunos da escola. “Fazemos nosso trabalho com dedicação, com empenho, com carinho, e acredito que a comunidade de Artêmis está crescendo e eu agradeço muito pela confiança”, afirmou.
Por sua vez, a vice-diretora Márcia Cardoso enfatizou a importância da presença dos pais na escola e destacou que ninguém atua isoladamente. Ela ressaltou a necessidade de fornecer conhecimento extra aos pais, capacitando-os a construir e participar da educação de seus filhos.
O deputado Alex Madureira destacou os avanços para a comunidade de Artemis e elogiou o comprometimento demonstrado por todos os envolvidos em superar os desafios, apesar da localização distante do centro.